Blog

Estudos Maçônicos: cuidado com equívocos

21/10/2022 08:46 por Maçonaria do Paraná
Estudos Maçônicos: cuidado com equívocos

Pessoas mal-intencionadas tem se utilizado da expressão “estudos maçônicos” para criar contextos que imitam a realidade e cooptar vítimas em todo o Brasil. São ações orquestradas de forma sistematizada para atrair a atenção de pessoas interessadas na Maçonaria. As iscas normalmente envolvem promessas de benefícios financeiros ou vantagens que permitam prosperidade econômica.

É muito importante dizer que para saber se o que você está vendo é efetivamente a Maçonaria, basta verificar se é uma Instituição Regular. No Paraná, por exemplo, são Potências Regulares: Grande Oriente do Brasil – Paraná, Grande Oriente do Paraná e Grande Loja do Paraná. Essas três Instituições administram Lojas Maçônicas em todo o Estado do Paraná. Jamais uma dessas três Potências Maçônicas se apresentará com termos de “Estudos Maçônicos”, muito menos fazendo promessas de enriquecimento, prosperidade ou coisas nessa linha.

Se você for abordado no ambiente digital, suspeite. O número de pessoas se utilizando do nome da Maçonaria para promover equívocos e enganos tem aumentado. Então, adote uma cautela maior, tendo a dúvida como regra.

Para compreender mais sobre a Maçonaria Regular, clique aqui.

Na dúvida, faça contato com o Grande Oriente do Brasil – Paraná, com o Grande Oriente do Paraná ou com a Grande Loja do Paraná.

Estamos preocupados com os riscos que você sofre de ter prejuízos morais ou econômicos por conta de ações sistematizadas que visam o engano e o equívoco.