Blog

Quero ser Maçom: quais cuidados devo ter para evitar equívocos?

04/04/2022 15:03 por Maçonaria do Paraná
Quero ser Maçom: quais cuidados devo ter para evitar equívocos?

Quero ser Maçom! Essa é a vontade de muitas pessoas que se identificam com os princípios da Ordem Maçônica e desejam, por meio do autoaperfeiçoamento, contribuírem para a construção de uma Sociedade Melhor. Mas, afinal, quais os cuidados são necessários para evitar equívocos ou enganos? É sobre esse tema que vamos abordar.

Temos tratado aqui em nosso site, em diversos momentos, sobre a atuação de pessoas mal-intencionadas, que utilizam o nome da Maçonaria para promover prejuízos econômicos e morais. A internet proporcionou muita coisa boa, mas também abriu margem para atitudes que merecem nossa reprovação e, acima de tudo, uma conscientização.

Por isso, se você quer ser Maçom, precisa primeiro estar alerta para muitas presenças enganosas na internet. São pessoas que se dizem Maçons e criam nomes diversos para Instituições que sequer existem ou em alguns casos tentam se passar por Maçonaria Regular. É, muitas vezes, uma armadilha esperando por pessoas de bem! Então, o primeiro passo é desconfiar, principalmente de abordagens no ambiente digital.

Se você foi alcançado por algum anúncio na internet de pessoas prometendo iniciação na Maçonaria, usando argumentos que relacionam a Ordem com riqueza e poder, o sinal vermelho precisa estar aceso. Essa é a típica forma de captação de vítimas que tem sido mais utilizada. Então, de forma bem clara, a Maçonaria não tem as seguintes atitudes:

– Fazer convites pela internet;

– Manter grupos de WhatsApp prometendo iniciações;

– Prometer benefícios econômicos com a iniciação;

– Vender livros ou apostilas que prometem acesso a “mistérios”;

– Vincular a iniciação maçônica com a compra de relógios ou qualquer outro item;

– Solicitar pagamentos prometendo iniciações on-line ou coletivas;

– Realizar iniciações em hotéis ou outros locais que não estejam nitidamente caracterizados como vinculados à uma Loja Regular.

Esses tópicos acima são os principais.

Na dúvida, faça contato conosco.

Lembrando que a Maçonaria Regular é composta pela Grande Loja do Paraná, pelo Grande Oriente do Paraná e pelo Grande Oriente do Brasil – Paraná.