Quem Somos

A Maçonaria tem um o objetivo de auxiliar o desenvolvimento da humanidade enquanto Sociedade organizada, formando construtores sociais ou formadores de opinião. A expressão pedreiro-livre, comumente usada em nossa Ordem, é reveladora da grande construção que os maçons estão empenhados: o edifício social.

Vale destacar que são princípios da Instituição: a liberdade dos indivíduos e dos grupos humanos, sejam eles instituições, raças, nações; a igualdade de direitos e obrigações dos seres e grupos sem distinguir a religião, a raça ou nacionalidade; a fraternidade de todos os homens, já que somos todos filhos do mesmo Criador e, portanto, humanos e como consequência, a fraternidade entre todas as nações.

A Maçonaria combate, nesse sentido, a ignorância, a superstição, o fanatismo, o orgulho, a intemperança, o vício, a discórdia, a dominação e os privilégios.

Grande Oriente do Brasil – Paraná, Grande Loja Maçônica do Estado do Paraná e Grande Oriente do Paraná compõem a Maçonaria Paranaense, com suas constelações de Lojas Maçônicas espalhadas por diversas cidades, empenhadas em praticar virtudes e construir uma Sociedade melhor.