Quem Somos

Se você está realizando pesquisas na internet sobre a Maçonaria, precisa ficar atento a procedência dos conteúdos e, principalmente, cuidar com enganos. Este site, mantido pelas três potências maçônicas do Paraná, é um instrumento de informação confiável e validada sobre a Ordem Maçônica Paranaense. O objetivo é facilitar o acesso a conteúdos verídicos e diminuir as chances de você ser enganado.

Pessoas interessadas em serem admitidas na Maçonaria, realizam pesquisas sobre “Como entrar na Maçonaria”, “Como ser Maçom”, “Como entrar para a Maçonaria no Brasil”, “O que é um maçom” e ainda “Quais as vantagens de ser um maçom”. A partir de buscas como essas, muitos acabam sendo conduzidos para armadilhas, enganos e contextos forjados. Por isso, fique atento às informações a seguir:

– A Maçonaria regular não vende cursos de iniciação, guias práticos e livros grátis em qualquer ferramenta ou plataforma.

– A Maçonaria regular não realiza iniciações on-line ou por meio de apostilas, livretos e similares.

– A Maçonaria regular não mantém grupos de WhatsApp de cadastro de interessados em serem iniciados maçons.

– A Maçonaria regular não solicita dinheiro com a promessa de iniciações ou acesso a segredos, apostilas, livros, guias ou cursos.

– A Maçonaria regular não promete vantagens com a iniciação maçônica ou qualquer tipo de benefício financeiro.

– A Maçonaria regular não realiza autopromoção utilizando como chamariz segredos, e-books, guias práticos, livros grátis, cursos ou qualquer outro similar.

– A Maçonaria regular não mantém clube do livro ou supostos grupos de estudos.

– A Maçonaria regular não mantém Lojas Mistas, nem se identificada como Maçonaria Feminina ou Maçonaria masculina.

Verificações importantes

Se você foi convidado diretamente por alguém para ser maçom ou foi alcançado por algum convite on-line, precisa realizar algumas verificações para ter garantia de que está sendo iniciado em uma Loja Maçônica regular e que não está sendo vítima de enganação ou armadilha. Por isso, separamos alguns passos importantes a serem seguidos por você que deseja ser maçom, já foi convidado ou está procurando informações sobre a Maçonaria.

Veja as verificações importantes:

– Verifique se quem realizou o seu convite pertence a uma Loja vinculada ao Grande Oriente do Brasil – Paraná (GOB-PR), Grande Oriente do Paraná (GOP) ou Grande Loja Maçônica do Estado do Paraná (GLP). Estas são as três Instituições Maçônicas regulares do Paraná e são consideradas regulares e reconhecidas as Lojas Maçônicas jurisdicionadas a elas. Você pode perguntar diretamente a quem realizou o convite o nome da Loja ao qual ele pertence e se ela faz parte do GOB-PR, GOP ou GLP. Depois, pode verificar se a Oficina realmente consta como sendo regular nos seguintes links.

LOJAS DO GOB-PR

LOJAS DO GOP

LOJAS DA GLP

– Durante o processo que antecede a sua eventual admissão na Maçonaria, verifique se os documentos compartilhados com você possuem as características oficiais do GOB-PR, GOP e GLP. Caso tenha alguma desconfiança, pode fazer contato conosco e submeter os arquivos para validarmos a veracidade e confiabilidade.

– Caso você tenha sido alcançado por algum conteúdo on-line, verifique se ele é proveniente da Maçonaria regular do Paraná. Ele precisa estar hospedado nas páginas oficiais do Grande Oriente do Brasil – Paraná, Grande Oriente do Paraná, Grande Loja Maçônica do Estado do Paraná ou neste canal oficial das três potências maçônicas paranaenses.

– Se você recebeu qualquer abordagem estranha, não-convencional e quer tirar sua dúvida, pode fazer contato com a Maçonaria do Paraná, verificando a veracidade.

– Não realize nenhum pagamento on-line ou antecipado. A Maçonaria não atua desta forma.

A Maçonaria é a maior e mais antiga fraternidade do mundo e infelizmente tem tido seu nome utilizado de forma criminosa. Por isso, se você quer ser maçom regular e reconhecido, precisa ficar atento, desconfiar de facilidades e compreender exatamente como a Maçonaria do Paraná atua e quais são as Instituições Maçônicas existentes em solo paranaense.