Blog

A Maçonaria é para mim? Como saber se estou apto a ser Maçom?

11/04/2022 15:05 por Maçonaria do Paraná
A Maçonaria é para mim? Como saber se estou apto a ser Maçom?

A Maçonaria é para mim? Essa é uma pergunta que surge frequentemente. Inexiste uma resposta padrão. Cada caso precisa ser avaliado e, no final das contas, torna-se muito simples compreender se você pode ser um Maçom. Vamos avaliar isso em conjunto, construindo uma linha de raciocínio com você.

Se formos avaliar do ponto de vista objetivo, uma rápida analisada no conteúdo que disponibilizamos aqui no BLOG, vai permitir que você compreenda o que é necessário para ser iniciado na Maçonaria. Então, o primeiro passo é tomar conhecimento sobre isso, clicando aqui.

O que propomos, nesse post, é uma avaliação mais ampla sobre o que levar em conta quando se pensa sobre participar da Ordem Maçônica. A Maçonaria é uma Instituição secular, que tem princípios muito claros e uma atuação definida. O foco da Instituição é efetivamente o autoaperfeiçoamento de seus membros e, a partir disso, a transformação da Sociedade.

Então, o ponto primordial é compreender se você tem interesse em se aperfeiçoar. Esse será um trabalho que você terá que fazer com as ferramentas (ensinamentos) que a Maçonaria proporcionará. De nada adianta acessar os conhecimentos maçônicos, mas ficar imóvel, sem permitir colocar em prática cada lição moral e filosófica.

Caso você tenha refletido e acredite ser o autoaperfeiçoamento um caminho possível e desejado, passemos para o próximo item. A Maçonaria será para você se, ao se aperfeiçoar, estiver disposto a ser um construtor social, ou seja, um agente de transformação na Sociedade. É necessário querer se envolver com as causas da Comunidade, começando pelas mais próximas de você e avançando. Assim, pouco a pouco, estará deixando um legado importante e cumprindo com o papel de Maçom.

Tanto o autoaperfeiçoamento como a atuação na Sociedade demandam dedicação. Ou seja, a Maçonaria só fará sentido para você, se houver um interesse de que a sua participação vá além da formalidade de dizer “sou Maçom”. Temos outros conteúdos aqui em nosso site que falam mais sobre o papel do Maçom. Pesquise, analise, pense.

Se refletindo a conclusão for de que a Maçonaria é para você, o caminho a ser seguido estará claro!

É importante, reforçamos, que você esteja apto de acordo com as regras da Maçonaria, que podem ser revistas aqui.

Também lembramos que no Paraná a Maçonaria Regular é composta por GOB-PR, GLP e GOP.

Tudo tem seu caminho, seu processo, sua razão…

Sua vontade de ser Maçom precisa ir além da curiosidade ou do que sua imaginação proporciona.

E aí, você quer mesmo ser um Maçom?