Blog

Rotina de um Maçom: dedicação e envolvimento com a Sociedade

03/06/2021 15:32 por Maçonaria do Paraná
Rotina de um Maçom: dedicação e envolvimento com a Sociedade

A Rotina de um Maçom Regular é intensa, principalmente por sua dedicação e envolvimento com a Sociedade. É natural que cada membro da Maçonaria tenha sua forma de atuar, mas sempre pensando em ser útil para o desenvolvimento da comunidade ao seu redor. O objetivo é sempre de ser um construtor social, que transforma a Sociedade em que vive.

Primeiramente, o Maçom Regular busca o equilíbrio para que mantenha sua dedicação na família e no trabalho, tendo ao mesmo tempo esse compromisso com a Loja e com as causas sociais. É fundamental essa priorização pelo ambiente familiar e de sustento, pois a Maçonaria deve sempre impactar positivamente a vida de seus membros. A Família e o Trabalho, reforçamos, tem um valor insubstituível.

Tendo essa harmonia e equilíbrio na dedicação de tempo, o Maçom Regular passa a se envolver com projetos e ações relevantes. É muito comum a participação em Observatórios Sociais, Conselhos Comunitários e entidades e instituições representativas. Nesses ambientes, o Maçom aplica os seus conhecimentos e tem a oportunidade de efetivamente fazer a diferença, usando a base que recebeu em Loja.

A rotina do Maçom Regular também envolve seu compromisso com a Oficina Maçônica que integra. As Lojas possuem reuniões periódicas e há também atividades importantes que ocorrem fora desses dias e horários específicos. O zelo e o engajamento com a Ordem fazem a diferença para aquele que efetivamente busca o autoaperfeiçoamento. O que é muito importante dizer é que nesse processo a Família está muito envolvida, tendo em vista o caráter acolhedor da Maçonaria para as mulheres, filhos e filhas.

O Maçom, então, deve estar preparado e maduro para assumir essas responsabilidades e ser um protagonista. A Loja o auxilia no processo e os ensinamentos maçônicos fazem a diferença. Os rituais, nesse sentido, são diferenciais que proporcionam essa evolução acentuada em cultura e filosofia.

Perceba, caro leitor, que a rotina de um Maçom realmente demanda compromisso. O nível de satisfação de nossos membros, porém, é altíssimo, pois a dedicação que possuem tem resultados práticos e relevantes.

Se você deseja conhecer um pouco mais sobre o papel do Maçom na Sociedade, pode clicar aqui e conferir um conteúdo especial sobre o tema.