Blog

Resumo do discurso dos Grão-Mestres na Sessão Especial da Independência do Brasil

13/09/2021 08:41 por Maçonaria do Paraná
Resumo do discurso dos Grão-Mestres na Sessão Especial da Independência do Brasil

A Maçonaria surgiu no Paraná em 1837, ou seja, pouco tempo após a proclamação da Independência do Brasil. Na época, a Comarca de Curitiba ainda pertencia à Província de São Paulo. Significa dizer que o início das atividades maçônicas neste solo esteve envolvido pelo inspirador ambiente de liberdade.

Podemos concluir que esse período foi extremamente significativo para a germinação da semente dessa vultuosa árvore de Luz chamada Maçonaria. Desde os primórdios da Ordem Maçônica no Paraná, sempre se destacou o abnegado comprometimento dos Maçons por construir uma Sociedade melhor, se inspirando em episódios históricos como a Proclamação da Independência.

A Maçonaria Regular do Paraná está comprometida em continuar sendo a luz que ilumina o caminho do bem, da virtude, do amor, da esperança e da caridade. Estamos unidos para que a grande árvore continue gerando frutos que alimentem os corações das pessoas sensíveis ao bem. Sabemos que o País precisa de nós e jamais deixaremos de servir nossa Pátria na defesa da Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

Nesse sentido, chamamos a atenção para o fato de que nossa tríade prevê a coexistência de Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Isso é muito relevante e merece consideração de todos. Liberdade, Igualdade e Fraternidade devem coexistir em nossa Sociedade, de forma que a junção desses três aspectos proporcione um ambiente de próspero desenvolvimento moral, intelectual e econômico.

Precisamos seguir firmes em nossas posições virtuosas, compreendendo que a paz, a harmonia e a concórdia devem prevalecer mesmo no mundo cada vez mais plural e dinâmico. Nós, membros da Família Maçônica, estamos comprometidos em sermos bases estáveis de nossa Nação, com prudência, consciência e absoluto apego aos valores seculares que fazem de nós uma Instituição de destaque pelos serviços prestados à humanidade.

A Semana da Pátria é uma grande comemoração da nossa liberdade, alcançada mediante tanta luta e bravura de nossos antepassados e por isso deve ser ela, a liberdade, celebrada sempre com muita alegria

A Independência nos deixou principalmente um legado de liberdade, que não havia naquele momento em 1822. Uma liberdade que, apesar de imaterial, tem a força descomunal que deve sempre sustentar o nosso PAÍS. Não há hoje e nem haverá no futuro a possibilidade de nos tornarmos uma colônia novamente, atrelados a qualquer outro país, de qualquer viés político que seja.

Aqui vale dizer que o entendimento de colônia é também simbólico. De forma alguma, devemos admitir sermos colônia do autoritarismo, do pessoalismo, do radicalismo. A liberdade pura e responsável, conquistada de forma tão significativa, é a que precisamos valorizar e proteger sempre, como grande legado que nos foi deixado.

Proteger estimulando a termos cada vez mais liberdade, em todas as esferas, em todos os sentidos, em todos os contextos. Uma liberdade inegociável, mas responsável e obediente às Leis. É preciso que essa proteção também seja vivenciando no dia a dia o patriotismo sincero e edificante. É necessário proteger com nosso amor por esse solo, com nosso espírito democrático!

Tenham todos a certeza que inexiste Maçons indiferentes aos problemas da nossa pátria. Estaremos sempre vigilantes e atentos para a luta pelas grandes causas nacionais. Essa vigilância é apartidária e impessoal. Ela está distante de todo e qualquer radicalismo. É uma vigilância consciente e estritamente baseada na construção de pontes, em substituição aos muros.

A Sociedade, sabemos, olha para nós com olhares de esperança, aguardando ser retribuída por ações concretas que levem à paz, à harmonia e à concórdia. Também espera dos Maçons que jamais se cansem de trabalharem com suas ferramentas morais para a edificação de uma Nação cada vez melhor.

Tenhamos todos o compromisso em estarmos juntos em tudo aquilo que nos aproxima e nos conecta, que são os elevados objetivos de um mundo melhor. As diferenças partidárias, ideológicas e pessoais jamais devem afastar os homens de bem de suas tarefas sublimes em prol do bem coletivo.

Que a união da Maçonaria Paranaense inspire todos os poderes constituídos a priorizarem a Sociedade e conduzirem seus mandatos com respeito, transparência, justiça e equidade, especialmente comprometidos com o fim dos privilégios de poucos que tanto sufocam a maioria dos cidadãos.

Que todos tenham a certeza: Onde existir um maçom regular, existe a esperança de mais justiça, respeito, equidade, transparência, harmonia e concórdia.

Veja o discurso na íntegra, clicando aqui.

Luís Mário Luchetta

Grão-Mestre do GOB-PR

Marco Antônio Corrêa de Sá

Grão-Mestre da GLP

Cristian Maldonado Flores

Grão-Mestre do GOP