Blog

Qual renda é preciso ter para ser um Maçom? Entenda

24/09/2021 08:52 por Maçonaria do Paraná
Qual renda é preciso ter para ser um Maçom? Entenda

Quem tem interesse em fazer parte da Maçonaria tem dúvidas pontuais, como a relacionada com a renda para ser um Maçom. Esse é um requisito indireto presente, mas que merece uma atenção especial para evitar interpretações equivocadas. Por isso, preparamos esse conteúdo esclarecedor para auxiliar você, buscador, na compreensão do tema.

As Potências Regulares do Paraná (Grande Oriente do Brasil – Paraná, Grande Loja do Paraná, Grande Oriente do Paraná) preveem que o interessado em ser membro deve ter profissão ou meio de vida lícito, devendo auferir receita que permita uma condição econômico-financeira que lhe assegure subsistência própria e de sua família. Percebam que inexiste qualquer estipulação taxativa quanto a isso, mas uma noção sobre a importância de um perfil financeiro que permita honrar os compromissos em seu lar e, ao mesmo tempo, os que terá com a Ordem.

É essencial, ao ser convidado, que a pessoa verifique se a Loja na qual será iniciada é regular, ou seja, faz parte do GOB-PR, GLP ou GOP. Além disso, orientamos que sejam retiradas todas as dúvidas sobre obrigações financeiras para que a decisão de ingressar na Ordem seja madura e confortável. Aproveitamos para lembrar que há outros requisitos, conforme a Potência.

De modo geral, podemos dizer que para ser admitido na Ordem é necessário ser do sexo masculino, tendo no mínimo entre 18 e 21 anos (a depender da potência). A admissão à Maçonaria depende do convite de alguém que já seja membro da Ordem Maçônica. Após o convite, com a sua aceitação, inicia um processo tradicional. Quando sua solicitação é acolhida favoravelmente pela Loja, após a realização de uma sindicância, o candidato é submetido a escrutínio secreto, ou seja, uma votação, com base nas conclusões sobre sua vida pregressa, sua conduta no lar, no mundo dos negócios, etc.

Nenhum homem, por melhor que seja, poderá ser recebido na Maçonaria sem o consentimento de todos os maçons de sua jurisdição. Se alguém fosse imposto à Maçonaria, poderia ali causar desarmonia, ou perturbar a liberdade dos demais, o que sempre deve ser evitado. Caso você não tenha recebido um convite, mas tenha interesse, pode demonstrar interesse em fazer parte da Ordem.

Você poderá ou não, a partir desta demonstração, ser convidado a participar da Maçonaria e sua admissão dependerá de todos os trâmites adequados e tradicionais.