Blog

Qual é a função da Maçonaria?

15/11/2022 15:46 por Maçonaria do Paraná
Qual é a função da Maçonaria?

A Ordem Maçônica possui uma função? Se sim, qual a função da Maçonaria? Essas são perguntas que podem surgir quando iniciamos nossas pesquisas sobre essa Instituição secular. Sim, a função da Maçonaria é auxiliar no desenvolvimento da humanidade enquanto Sociedade organizada, formando construtores sociais ou formadores de opinião.

É importante destacar que o primeiro passo que você buscador de informações sobre a Maçonaria precisa dar é buscar informações que sejam de fato confiáveis. Esse canal, mantido pelas três Potências Regulares do Paraná, é um espaço para compartilhamento de conteúdos validados e com credibilidade sobre a Maçonaria, evitando que você seja alvo de golpes ou iscas digitais que possam te levar ao equívoco ou ao engano.

Tire outras dúvidas, acessando nosso espaço de Perguntas Frequentes.

Podemos avançar sobre a função da Maçonaria lembrando que a expressão pedreiro-livre, comumente usada na Ordem Maçônica, é reveladora da grande construção que cabe aos Maçons erguerem: o edifício social. Ou seja, o membro da Maçonaria tem o papel de transformar a Sociedade em que está inserido e para isso precisa primeiramente buscar o autoaperfeiçoamento.

A Maçonaria possui um sistema próprio de ensino e estímulo à liderança e à atuação na construção de uma Sociedade melhor. Por meio de cerimônias, símbolos e lendas, a Ordem Maçônica tem, durante os séculos, exercido um papel de destaque em diversas causas e contextos.

No Paraná, a Ordem Maçônica Regular é formada por Grande Oriente do Brasil – Paraná, Grande Loja do Paraná e Grande Oriente do Paraná.