Blog

O que é a Maçonaria?

02/08/2022 08:21 por Maçonaria do Paraná
O que é a Maçonaria?

A Maçonaria é uma Instituição filosófica, filantrópica e educativa, presente em todo o mundo. A Ordem Maçônica tem o objetivo de auxiliar a humanidade a se desenvolver enquanto Sociedade organizada, formando construtores sociais e/ou formadores de opinião. Os Maçons, portanto, se dedicam na construção do edifício social, tendo como base virtudes eternas.

São princípios da Instituição: a liberdade dos indivíduos e dos grupos humanos, sejam eles instituições, raças, nações; a igualdade de direitos e obrigações dos seres e grupos sem distinguir a religião, a raça ou nacionalidade; a fraternidade de todos os homens, já que somos todos filhos do mesmo Criador e, portanto, humanos e como consequência, a fraternidade entre todas as nações.

A Maçonaria combate, nesse sentido, a ignorância, a superstição, o fanatismo, o orgulho, a intemperança, o vício, a discórdia, a dominação e os privilégios.

A Ordem Maçônica possui dois momentos históricos importantes: o medieval/operativo e o moderno/especulativa. (inserir link para conteúdo complementar)

É preciso entender, com profundidade, o papel do Maçom e seu compromisso especial com o desenvolvimento da Sociedade em que está inserido. (inserir link para conteúdo complementar)

No Paraná, a Maçonaria é administrada pela Grande Loja do Paraná, pelo Grande Oriente do Paraná e pelo Grande Oriente do Brasil – Paraná.