Blog

Iniciação na Maçonaria: por que ela é presencial?

17/06/2021 14:14 por Maçonaria do Paraná
Iniciação na Maçonaria: por que ela é presencial?

A Iniciação na Maçonaria é um momento sublime e inesquecível. O iniciando passa por um cerimonial extremamente rico em significados e ensinamentos, marcando sua vida de forma significativa e servindo de divisor de águas para a nova fase que se inicia, com muito aprendizado e evolução.

Essa cerimônia de iniciação ocorre em um edifício maçônico, que é comumente chamado de Templo ou Sala de Reuniões, de uma Loja Maçônica Regular – ou seja, que pertence ao Grande Oriente do Brasil – Paraná, Grande Loja do Paraná ou Grande Oriente do Paraná.

Mas e qual a razão para a iniciação na Maçonaria ser presencial?

Ocorre que a Iniciação Maçônica é formada por um ritual que demanda a presença do iniciando e dos Maçons que o irão receber. Essa cerimônia é obrigatoriamente presencial. É impossível uma Iniciação Maçônica ocorrer de outro modo, pois suas características obrigam essa presença física e contato entre quem está sendo admitido e quem realiza a admissão.

A realização da Iniciação Maçônica das Lojas Regulares remonta diretamente às origens tradicionais da Maçonaria Regular Mundial. Desde o início da nossa Ordem, os processos de admissão ocorrem presencialmente, com cerimonial específico. E isso é imutável, insubstituível.

Por isso, desconfie se for convidado a ser iniciado de forma diferente, por exemplo, em ambiente on-line ou virtual. Caso isso ocorra, fique atento, pois trata-se de Iniciação sem Regularidade. Isso significa dizer que, caso você seja iniciado on-line ou virtual, essa iniciação será sem validade para a Maçonaria Regular.

Vale a pena reforçarmos a importância de, ao ser convidado para se tornar Maçom, verificar se a Loja pertence ao Grande Oriente do Brasil – Paraná, Grande Loja do Paraná ou Grande Oriente do Paraná. Na dúvida, você pode fazer contato conosco pelo formulário existente nesse canal de comunicação oficial das três Potências Regulares.

Fizemos um conteúdo sobre preocupações importantes ao ser convidado para ser Iniciado na Maçonaria e sugerimos uma leitura ou releitura, clicando aqui.

Se ainda restar dúvidas, interaja conosco!