Blog

Como fazer parte da Maçonaria?

16/08/2022 08:24 por Maçonaria do Paraná
Como fazer parte da Maçonaria?

Se você quer fazer parte da Maçonaria, o primeiro passo é entender que inexiste facilitações ou modelos de admissão que fujam do tradicional/original. A Ordem Maçônica Regular é muito séria e clara em sua metodologia para a recepção de novos membros. Esse processo para fazer parte da Instituição, envolve diversas fases e jamais ocorrerá em ambiente on-line ou em contextos que prometam facilidades e vantagens financeiras.

Para ser admitido na Ordem é necessário ser do sexo masculino, tendo no mínimo entre 18 e 21 anos (a depender da potência), sem restrições quanto à raça, credo e nacionalidade, desde que possua reputação ilibada e íntegra. Esses são requisitos básicos para qualquer pessoa que deseje fazer parte dos quadros de uma Loja Maçônica Regular.

Outro ponto importante é que a iniciação precisa ocorrer de forma regular, ou seja, sendo realizada por uma Loja Maçônica ligada ao Grande Oriente do Brasil – Paraná, Grande Loja do Paraná ou ao Grande Oriente do Paraná. É preciso ficar atento para ter certeza dessa informação e, diante de qualquer desconfiança, pesquisas e contatos para validação são fundamentais.

Como já reforçamos neste texto, inexiste qualquer abordagem no ambiente digital, convidando para ser parte da Maçonaria. Há, sim, pessoas mal-intencionadas que se colocam como parte da Ordem Maçônica e buscam pessoas de bem para levá-las ao equívoco, ao engano e, automaticamente, ao prejuízo moral e econômico.

O convite para ser parte da Maçonaria sempre partirá de um Mestre Maçom Regular de forma presencial e física. Todo o trâmite de admissão também será claro, transparente e rigoroso, envolvendo diversas fases. De forma alguma será pedido desembolso de valores antecipadamente ou realizada venda de algum produto em troca de alguma suposta iniciação. É preciso realmente muito cuidado e muita desconfiança para evitar equívoco e prejuízo.

A Maçonaria Regular do Paraná é composta por Lojas do GOB-PR, GOP ou GLP.

Na dúvida, consulte sempre a Ordem Maçônica Regular, por meio de suas instituições responsáveis pela administração.