Blog

A Maçonaria vai te surpreender!

31/03/2023 08:24 por Maçonaria do Paraná
A Maçonaria vai te surpreender!

A Maçonaria é uma Instituição secular presente em praticamente todos os países do mundo. Baseada em tradições do período Medieval, a Organização atua no autoaperfeiçoamento do homem e, a partir disto, na transformação de toda a Sociedade. No Paraná, a Maçonaria Regular é administrada pelo Grande Oriente do Brasil – Paraná, pela Grande Loja Maçônica do Estado do Paraná e pelo Grande Oriente do Paraná.

Mas afinal qual a razão de afirmar que a Maçonaria vai surpreender a você, leitor? Primeiro porque existe uma grande possibilidade de você ter uma visão ainda muito superficial sobre a Ordem e talvez tenha sido abastecido por muitos mitos. A Ordem Maçônica sempre surpreende pela grandeza de seus ideais e de sua atuação. Por isso, neste texto, vamos destacar de modo especial a função da Maçonaria.

O membro da Ordem Maçônica é um pedreiro-livre, mas, ao contrário do período medieval, sua atuação é erguendo um Edifício Social. Veja a profundidade disso! Podemos dizer que o Maçom tem o papel de transformar a Sociedade e, como dissemos anteriormente, o autoaperfeiçoamento é um passo essencial, imprescindível.

A Instituição Maçônica possui um sistema de ensino e estímulo à liderança. Trata-se de um formato próprio, repleto de contextos simbólicos. São cerimônias, símbolos e lendas, utilizados para que o Maçom absorva fortemente os ensinamentos e os transforme em ações práticas e efetivas. Se essas explicações já causaram em você uma impressão positiva, certamente pode ter esse sentimento potencializado lendo outros conteúdos aqui do nosso site.

É importante destacar que em momento algum trouxemos alguma conotação econômica ou financeira. Destacamos isso pois sabemos que há ações escusas no ambiente digital, que se utilizam do nome da Maçonaria para oferecer facilidades e enriquecimentos. São iscas lançadas e que muitas vezes levam pessoas ao equívoco e ao erro, gerando prejuízos morais e econômicos. Por isso, fique muito atento. Certifique-se sempre de todas as informações.