Blog

A Maçonaria promove conspirações políticas?

26/05/2022 15:07 por Maçonaria do Paraná
A Maçonaria promove conspirações políticas?

O imaginário popular envolve a Maçonaria em diversas circunstâncias que fogem da realidade, uma delas é a suposta atuação conspiratória no campo político. Inexiste qualquer atuação da Maçonaria, enquanto Instituição, em conspirações políticas.

A conspiração tem por definição o ato de conspirar, tramar algo contra alguém, dentro da espacialidade política isto estaria inserido na hipótese de favorecimento de determinado partido ou candidato, o que equivaleria ao sectarismo político. Portanto, absolutamente vedado entre os Maçons.

Ocorre que, historicamente, a Maçonaria teve como membros, pessoas expoentes na política nacional e internacional que participaram ativamente de fatos históricos que tiveram consequências políticas. Portanto, criou-se um senso vulgar, como aqueles de se ouvir dizer, que a Maçonaria teria o objetivo de influenciar questões políticas para seu interesse, o que não é verdade.

Os Maçons estudam arduamente para ampliar seu conhecimento e aprimorar as possibilidades de fazer nascer uma sociedade mais justa e igualitária, com liberdade e fraternidade, elemento este último que se refere à ideia de unidade e não de cisão ou conspiração. De outro aspecto aquele que conspira se filia a uma condição única de existência, que tem como consequência a divisão, o sectarismo.  Valores estes absolutamente rechaçados dentro da Ordem Maçônica.

A Maçonaria não tem por escopo a questão político-partidária. Com efeito, é de sua atribuição a condenação ao sectarismo político, religioso ou racial!

No Paraná, a Maçonaria é formada por GOB-PR, GLP e GOP.