Blog

A Maçonaria é uma seita?

19/05/2022 15:04 por Maçonaria do Paraná
A Maçonaria é uma seita?

É muito comum a pergunta se a Maçonaria é uma seita. A resposta para esse questionamento é categórica: não. E vamos explicar nesse conteúdo o que embasa esse posicionamento, assim você poderá clarear de forma racional sua compreensão sobre o tema.

Seita é um termo utilizado para designar um grupo numeroso de uma determinada corrente religiosa, política ou filosófica que se destaca da doutrina principal. Neste sentido, focando na acepção da palavra, podemos encontrar sinônimos como divisão, partido, facção.

Em tais hipóteses mais literais do termo, também é possível desconsiderar o enquadramento da Maçonaria como seita, pois, dentre seus restritos ditames, está a condenação ao sectarismo político, religioso ou de credo. Isso significa dizer que o seu posicionamento não se coaduna com a cisão ou segregação de entendimentos majoritários, sejam eles religiosos, políticos ou até mesmo de credo!

Com essas considerações podemos dizer que a Maçonaria não pode ser considerada uma seita, pois é livre e não detém o compromisso de divisão, cisão ou mesmo de posição contra majoritária a quem quer que seja. Além disso, a Maçonaria defende a Liberdade de pensamento respeitando todos os pontos de vista, sendo uma associação de homens livres e de bons costumes.

É objetivo do Maçom, por meio dos conhecimentos adquiridos, ligados pelos deveres da Fraternidade, esclarecer os homens visando o bem-estar da Pátria e da Humanidade.

Reforçamos, portanto, que a Maçonaria não é uma Seita.

A Maçonaria é uma Instituição secular, cuja essência é filosófica, filantrópica e educativa.

No Paraná, a Maçonaria é formada por GOB-PR, GOP e GLP.