Blog

Vestimentas maçônicas: por que se vestir assim?

27/04/2021 14:04 por Maçonaria do Paraná
Vestimentas maçônicas: por que se vestir assim?

Os Maçons possuem vestimentas maçônicas específicas, utilizadas em suas reuniões. Essa forma de se vestir tem conexão direta com as origens históricas da Ordem Maçônica. Conforme já abordamos em outras ocasiões, a Maçonaria provém do período medieval em que exercia papel operativo, o que significa dizer que os maçons eram efetivamente pedreiros que atuavam em construções.

A estruturação da Ordem, portanto, carrega essa tradição e leva em conta as particularidades da atuação do pedreiro medieval para proporcionar ensinamentos para o maçom de hoje, que é um construtor ou transformador social. Mudou-se, então, a construção. Ao invés de construir-se catedrais de pedra, os Maçons se dedicam para construírem um Edifício Social com base sólida e estrutura preparada para os avanços que a população precisa e merece.

As vestimentas, nesse sentido, carregam o simbolismo dessa época. Por isso, os Maçons utilizam aventais que mudam conforme o grau ou cargo. É uma relação direta com os aventais utilizados pelos pedreiros ancestrais. Naturalmente, existe um simbolismo muito profundo, mas esse entendimento é totalmente compreendido e assimilado por quem é iniciado em nossa Instituição.

Da mesma forma, o uso dos colares tem conexões com o período operativo da Ordem Maçônica. Já o uso de terno preto e camisa branca, por exemplo, é uma particularidade da Maçonaria Latina e padroniza a forma como os Maçons se vestem. Assim como também é possível a utilização de balandrau, um estilo de roupa cujo objetivo também é a padronização.

O fato é que as vestimentas maçônicas estão muito ligadas com a tradição maçônica e se desdobra em muitos ensinamentos. Isso torna a Maçonaria uma Ordem muito rica em cultura e conhecimento. Esqueça fantasias dos filmes! Quando falamos em riqueza cultural, estamos realmente pensando na cultura no seu sentido mais puro. Então, todo Maçom ao se vestir está levando consigo um pouquinho da história da Ordem, um pouquinho dos ensinamentos e um constante lembrete sobre o seu papel enquanto construtor e transformador social.

Vale, por fim, ressaltar, que na Maçonaria do Paraná a vestimenta sofre poucas alterações entre as três Potências Regulares. Grande Oriente do Brasil – Paraná, Grande Loja do Paraná e Grande Oriente do Paraná, por serem efetivamente a Maçonaria Regular do Estado, carregam similaridades que refletem, inclusive, na forma como seus membros se vestem.