Blog

Requisitos para ser Maçom no Paraná

21/05/2021 11:19 por Maçonaria do Paraná
Requisitos para ser Maçom no Paraná

Os requisitos para ser admitido como Maçom são pontos importantes para se conhecer. Existem aspectos obrigatórios para que uma pessoa esteja apta a fazer parte da Maçonaria. Essas obrigatoriedades estão presentes nas três Potências Regulares do Paraná: Grande Oriente do Brasil – Paraná, Grande Oriente do Paraná e Grande Loja do Paraná.

Então, se você é um interessado na Maçonaria ou foi convidado a participar, fique atento aos requisitos. No caso do convite, esses pontos obrigatórios servem, inclusive, como um dos fatores para demonstrar a regularidade da Loja na qual você pode ser admitido. Sobre isso, tratamos aqui em um conteúdo anterior, que aborda de forma aprofundada os cuidados importantes antes de aceitar ser iniciado na Maçonaria do Paraná.

Vamos então esmiuçar os principais requisitos para ser admitido Maçom no Paraná:

Idade: A idade é um dos requisitos importantes. Para ser admitido como Maçom, é necessário ser do sexo masculino, tendo no mínimo entre 18 e 21 anos (a depender da potência).

Crença em Deus/Princípio Criador: Para ser admitido como Maçom é necessária a crença em Deus ou em um Princípio Criador, e numa vida futura, independente de professar ou não uma religião. A Maçonaria recebe e aceita todas as raças e credos.

Reputação ilibada e íntegra: Esse é um requisito importantíssimo e indispensável. Se o interessado tiver qualquer restrição moral, haverá impossibilidade de admissão na Maçonaria.

Condição financeira: O candidato precisa ter profissão ou meio de vida lícito, devendo auferir receita que permita uma condição econômico-financeira que lhe assegure subsistência própria e de sua família.

Esses são os principais requisitos, mas há outros que podem ser conhecidos diretamente nas Potências Regulares, quando da demonstração de interesse ou do convite para fazer parte da Ordem.

A aceitação do ingresso na Maçonaria depende bastante da declaração de motivos do candidato. É fundamental a sinceridade do candidato, quando do preenchimento da proposta de admissão e durante todo o trâmite necessário.

Vale lembrar que há alguns cuidados importantes para evitar enganos e equívocos. Veja esse material que ajuda você a entender um pouco melhor isso e ficar distante de problemas e frustrações.