Blog

Quais as vantagens de ser um Maçom? Tudo o que você precisa saber

23/03/2021 08:09 por Maçonaria do Paraná
Quais as vantagens de ser um Maçom? Tudo o que você precisa saber

Os primórdios da Maçonaria estão na Idade Média. Nesta fase, chamada operativa, os maçons eram efetivamente pedreiros, que construíam Catedrais e tinham na construção um ofício de muito valor. Para resguardarem seus conhecimentos, eram comuns sinais e toques, que evitavam o engano de compartilhar informações com quem não dominava a arte da pedra. Com a Maçonaria Especulativa (quando os membros da Maçonaria deixaram de ser exclusivamente pedreiros de ofício) a participação na Fraternidade passou a ter outros sentidos. Mas, então, afinal, quais as vantagens de ser um maçom?

Existem muitas dúvidas em relação a participação na Maçonaria. Há também muitos mitos e preconceitos históricos. O fato é que a maior parte das informações que circulam entre os leigos se distancia e muito da verdade. Por isso, se você deseja saber quais as vantagens de ser um maçom, convidamos a continuar lendo este texto, preparado pelas três potências maçônicas regulares do Paraná (Grande Oriente do Brasil – Paraná, Grande Loja do Paraná e Grande Oriente do Paraná). Deixe de lado a imaginação fértil! Vamos para a realidade. São 6 conteúdos que merecem sua leitura.

1) Ser parte de uma imensa Família

A Maçonaria é a maior e mais antiga fraternidade do Mundo. Nossa Família Maçônica é imensa, composta por milhares de pessoas espalhadas por vários países. Ao ser admitido maçom, você será parte disso. Especialmente no Paraná, você estará inserido num universo de centenas de pessoas que praticam o bem, compartilham conhecimento e possuem um carinho e respeito mútuos.

2) Conhecimento que se traduz em evolução

Nosso sistema de aprendizado permite acesso a muitos conhecimentos filosóficos únicos, que ajudam no autoaperfeiçoamento. Com dedicação, o maçom pode evoluir continuamente, assimilando os ensinamentos e os transformando em prática. Estes conteúdos só são acessados por quem efetivamente é admitido pela Maçonaria Regular.

3) Atuação social e filantrópica

Ao ser admitido na Maçonaria, você terá o benefício de atuar socialmente, inclusive por meio de filantropias. Dizemos que o maçom é um Construtor Social, pois deve atuar nas causas da Sociedade de maneira bastante efetiva e constante. A filantropia, nesse sentido, é apenas uma das maneiras de atuação.

4) Contribuir com a juventude

O membro da Maçonaria pode contribuir diretamente com a juventude, apoiando as entidades juvenis, que recebem meninos e meninas. É um trabalho muito relevante que certamente refletirá no futuro. Ou seja, um benefício efetivo para a nossa Sociedade.

5) Ajuda mútua

Os maçons praticam a ajuda mútua. Muitas vezes este tema é mal interpretado e levado ao contexto econômico/financeiro. A realidade é que a ajuda mútua está muito além de dinheiro, ela está ligada ao apoio incondicional das mais diversas formas a todos os membros da Família Maçônica. Mais uma vez… esqueça aqueles mitos de ficar rico ao ser iniciado na Maçonaria. Entenda o conceito ajuda mútua com o coração e não com o bolso.

6) Convênios e facilitações

Como toda associação, a Maçonaria está frequentemente buscando por convênios e facilitações para seus membros. A Família Maçônica conta com diversas opções de benefícios, sempre pensados no bem-estar e na qualidade de vida.

Estas são as 6 principais vantagens de ser admitido Maçom em uma potência regular. Talvez você tenha se decepcionado, esperando encontrar no texto promessas de enriquecimento. Caso isso tenha ocorrido, fique tranquilo, é reflexo dos mitos que ainda envolvem nossa Ordem.

Com as informações adequadas, agora você tem condições de ter noção efetivamente das vantagens de ser um Maçom. Com certeza, você percebeu que basicamente nossa Instituição é uma grande Família que se preocupa com toda a Sociedade e transforma preocupação em ação.