Blog

Princípios Fundamentais da Maçonaria: Liberdade, Igualdade e Fraternidade

20/03/2024 08:40 por Maçonaria do Paraná
Princípios Fundamentais da Maçonaria: Liberdade, Igualdade e Fraternidade

A Maçonaria é uma instituição milenar que se fundamenta em princípios sólidos, os quais servem como alicerce para sua filosofia e prática. Entre esses princípios, destacam-se a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade, que são intrínsecos à identidade maçônica e moldam sua abordagem em relação à vida e à sociedade.

Liberdade: Na Maçonaria, a Liberdade é um valor primordial, representando não apenas a ausência de restrições físicas, mas também a liberdade de pensamento, consciência e expressão. Os maçons defendem o direito de cada indivíduo seguir seu próprio caminho espiritual e intelectual, livre de coerção ou opressão. A Liberdade maçônica também se estende ao compromisso com a busca da verdade e do conhecimento, incentivando a mente livre de preconceitos e dogmas.

Igualdade: A Maçonaria preconiza a igualdade entre todos os seres humanos, independentemente de sua origem, raça, religião ou posição social. Dentro das lojas maçônicas, todos os membros são considerados iguais perante os princípios e rituais, sem distinção de status ou poder. Esse princípio é manifestado através da prática da justiça e da equidade, promovendo um ambiente de respeito mútuo e cooperação.

Fraternidade: A Fraternidade é o vínculo que une os maçons em uma irmandade baseada no amor, na solidariedade e no respeito mútuo. Os membros da Maçonaria são chamados a agir como irmãos, apoiando-se uns aos outros em tempos de necessidade e compartilhando alegrias e conquistas. Além disso, a Fraternidade maçônica se estende à comunidade em geral, através de obras filantrópicas e de caridade, demonstrando o compromisso dos maçons com o bem-estar social e o progresso da humanidade.

Em suma, os princípios de Liberdade, Igualdade e Fraternidade formam o cerne da filosofia maçônica, guiando os maçons em sua jornada de auto aperfeiçoamento e contribuição para uma sociedade mais justa, livre e fraterna.