Blog

O que você precisa saber sobre a Maçonaria no Paraná

23/08/2022 08:26 por Maçonaria do Paraná
O que você precisa saber sobre a Maçonaria no Paraná

Separamos algumas informações que você precisa saber sobre a Maçonaria do Paraná, formada por Grande Oriente do Paraná, Grande Oriente do Brasil – Paraná e Grande Loja do Paraná.

A Maçonaria surgiu no Paraná pouco tempo após a proclamação da Independência do Brasil. Na época, a Comarca de Curitiba ainda pertencia à Província de São Paulo.

Em 23 de Março de 1837, foi fundada, em Paranaguá, a Loja União Paranaguense, sendo a primeira Oficina Maçônica em solo paranaense. As outras duas pioneiras foram: Loja Fraternidade Coritibana, fundada em Curitiba, em 01 de abril de 1845 e Loja Conciliação Morreteana, fundada em 15 de junho de 1847.  Em 1851 foi fundada a Loja Philantrophia Guarapuavana, em Guarapuava, Oficina Maçônica que já completou seu sesquicentenário e constitui-se na única Loja com esta idade funcionando normalmente atualmente.

Um episódio político permitiu avanços ainda mais significativos da Ordem Maçônica Paranaense. Em 29 de agosto de 1853, o Imperador Dom Pedro II elevou a Comarca de Curitiba à categoria de Província, com o título de Província do Paraná. Então, a partir dessa data, como Unidade Territorial, surgiram outras Lojas Maçônicas, entre elas a Fraternidade Paranaguense, em 01 de Fevereiro de 1860, com o n.º 137 e desta surgiu a Loja Perseverança, fundada em 05 de Maio de 1864 sendo regularizada em 14 de Junho do mesmo ano. A “Loja Perseverança” foi a primeira instituição no Paraná a se empenhar na luta pela abolição da escravatura e pela libertação de escravos. Esta Loja permanece em plena atividade até os dias de hoje.

A partir deste período, então, muitas outras Lojas foram fundadas.

Já a história da Maçonaria, organizada por meio de Potências de âmbito estadual, começa em 19 de outubro de 1927 com a criação do Grande Oriente Estadual do Paraná, atualmente denominado Grande Oriente do Brasil – Paraná (GOB-PR). Em 25 de janeiro de 1941, surgiu a Grande Loja do Paraná (GLP) e em 09 de fevereiro de 1952 fundou-se o Grande Oriente do Paraná (GOP). Estas são as três instituições maçônicas regulares paranaenses que trabalham diuturnamente, por meio de seus membros, em prol de uma sociedade mais justa e fraterna, alicerçada nos princípios de Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

Grande Oriente do Brasil – Paraná, Grande Loja do Paraná e Grande Oriente do Paraná compõem, portanto, a Maçonaria Paranaense, com suas constelações de Lojas Maçônicas espalhadas por diversas cidades.

Tire suas dúvidas sobre a Maçonaria Regular Paranaense acompanhando os nossos conteúdos.