Blog

O que a Maçonaria faz? A resposta vai te surpreender

23/03/2021 08:15 por Maçonaria do Paraná
O que a Maçonaria faz? A resposta vai te surpreender

Quem passa em frente a um edifício maçônico, certamente tem sua curiosidade aguçada. O que exatamente abriga esta estrutura com arquitetura diferenciada? O que a Maçonaria faz? Quais são as atividades realizadas pelos Maçons? Certamente são dúvidas presentes na mente das pessoas que desconhecem a Ordem Maçônica.

Por muito tempo, a Maçonaria foi envolvida em mitos e preconceitos. Atualmente, esta realidade, pouco a pouco, tem mudado, já que as pessoas estão tendo mais acesso a informações verídicas. Para compreender exatamente o que a Maçonaria faz, pedimos que deixe de lado a imaginação fértil e as teorias que, porventura, tenha ouvido.

A Maçonaria atua essencialmente no desenvolvimento de seus membros enquanto indivíduos, os preparando para que possam se melhorar e, acima de tudo, agir nas causas da Sociedade. Este é o resumo para a pergunta sobre o que a Maçonaria faz. Cada Loja Maçônica tem um perfil de atuação. Muitas vezes, existem grupos de Maçons que focam mais em determinada área da Sociedade, como Educação e Esporte. Há ainda a participação nos Conselhos Municipais e Observatórios Sociais, por exemplo.

Outra atividade maçônica tradicional é a filantropia. A Maçonaria está sempre atenta às necessidades do contexto em que está inserido e realiza trabalhos filantrópicos muito relevantes. São inúmeras as atividades com protagonismo da Família Maçônica. No Paraná, em particular, as filantropias são muito presentes no dia a dia de uma Loja Maçônica.

Então, quando você se deparar com um edifício maçônico pode ter em mente que aquele espaço abriga pessoas de bem, comprometidas com a Construção de uma Sociedade melhor. As estruturas físicas permitem que sejam realizadas as reuniões e encontros da Família Maçônica, em que há um grande peso a preocupação pela realização de ações concretas que interfiram na realidade em que vivemos.

No Paraná, vale lembrar, o Grande Oriente do Brasil – Paraná, a Grande Loja do Paraná e o Grande Oriente do Paraná compõem a Maçonaria Regular. Estas três Instituições têm Lojas Maçônicas espalhadas por todas as regiões paranaenses. Apesar de serem organizações administrativas diferentes, as três carregam a mesma tradição maçônica e os mais elevados princípios e objetivos.