Blog

O papel do maçom na Sociedade

23/03/2021 08:24 por Maçonaria do Paraná
O papel do maçom na Sociedade

Temos muito orgulho de dizer que o Maçom é um Construtor Social. Este termo expressa adequadamente o real significado do papel do membro da Maçonaria na Sociedade. É como se o admitido na Ordem Maçônica fosse um pedreiro, que utiliza suas virtudes como materiais para que seja erguido um Edifício Social com bases sólidas. Esta analogia é sempre muito bem quista porque conecta nossa origem histórica (construções na Idade Média) com nossa atuação moderna.

Existe uma expressão que pode ajudar a compreender ainda mais o papel do Maçom: Onde houver um Maçom Regular, sempre haverá Esperança. Esta abordagem aponta para todos que o membro da Maçonaria é efetivamente a Esperança de dias melhores, de uma Sociedade mais justa e mais perfeita. Também serve como um comprometimento de que um Maçom Regular será sempre sinônimo de ação efetiva nas causas do contexto em que ele está inserido.

O Grande Oriente do Brasil – Paraná (GOB-PR), a Grande Loja do Paraná (GLP) e o Grande Oriente do Paraná (GOP), que formam a Maçonaria Regular Paranaense, possuem Lojas em todas as regiões, o que significa dizer que a Esperança está viva em todo o Paraná. Mas não é uma Esperança utópica. É uma Esperança baseada na constatação concreta dos relevantes trabalhos que a Ordem Maçônica realiza para que tenhamos um presente e um futuro melhores.

A Maçonaria é, de forma resumida, a prática do bem para com todos. É papel do Maçom a busca por seguir a regra de ouro: “fazei aos outros aquilo que desejais que vos façam”.  Nesse sentido, ser Maçom é amor o país, servir a Deus com reverência, tratar os familiares com brandura e afeto, ter humildade, ajudar os fracos e desvalidos. Ser Maçom é ser protagonista de transformações, defensor de ideias e um incansável propagador de virtudes.

Reforçamos: Onde houver um Maçom Regular, sempre haverá Esperança.