Blog

O mito da proibição de se desligar da Maçonaria

02/09/2021 15:10 por Maçonaria do Paraná
O mito da proibição de se desligar da Maçonaria

Muitos mitos foram e ainda são espalhados sobre a Ordem Maçônica. Essa é uma das razões que levaram o Grande Oriente do Brasil – Paraná, a Grande Loja do Paraná e o Grande Oriente do Paraná a se unirem e disponibilizarem esse canal conjunto de comunicação da Maçonaria Regular do Paraná. A intenção é compartilhar informações verídicas e precisas sobre os mais diversos temas. Nesse conteúdo, vamos falar sobre o mito da proibição de se desligar da Maçonaria.

Há um equívoco muito presente no imaginário popular de que ao ser admitido na Maçonaria, o indivíduo precisará se manter como membro ativo para sempre. É realmente um mito! Assim como em qualquer outra associação, o integrante pode, a qualquer momento, pedir o seu desligamento. Há um procedimento formal que permite esse processo, de forma muito natural. É curioso pensar que alguém possa acreditar numa barbárie como essa, de que a participação na Maçonaria passaria a ser obrigatória e indissolúvel.

O que costumamos esclarecer é que, uma vez Maçom, sempre Maçom. Isso significa que mesmo os membros afastados e desligados, continuam tendo o carinho e apreço de toda a Família Maçônica, desde que sua saída tenha sido limpa de problemas morais e éticos. Então, após ser admitido na Maçonaria, cria-se um laço muito forte de irmandade e fraternidade, que continuará, inclusive na hipótese de um afastamento temporário ou definitivo a pedido do membro. Esqueça qualquer outra interpretação que possa ter ouvido em algum momento, pois está totalmente desconectada da pura realidade, que é essa compartilhada por nós.

A Maçonaria preza pela liberdade, de forma absoluta e irrestrita.

E a liberdade também é vivenciada em seu seio, com seus membros.

Se você quer entender melhor a atuação do Maçom, pode clicar aqui e ver um conteúdo sobre esse tema.

Também temos um material especial sobre a convivência em uma Loja Maçônica. Clique aqui e veja.