Blog

A Maçonaria Regular realiza convites por WhatsApp?

07/10/2021 17:16 por Maçonaria do Paraná
A Maçonaria Regular realiza convites por WhatsApp?

Com a internet, existem muitas atuações que provocam equívocos e enganos. Temos percebido, por exemplo, pessoas que se dizem membros da Maçonaria fazendo abordagens aleatoriamente, por meio do WhatsApp, para oferecer apostilas e guias que resultariam numa iniciação maçônica. Iniciamos esse conteúdo já alertando, que essa prática não é realizada pela Maçonaria Regular e pode levar você a prejuízos econômicos e morais.

O Grande Oriente do Brasil – Paraná, a Grande Loja do Paraná e o Grande Oriente do Paraná possuem procedimentos sérios e transparentes para a admissão de um novo membro. Em nenhum momento, essas abordagens estão relacionadas com apostilas, livros ou similares. Também é importante destacar que inexiste pedido de dinheiro ou similar pela internet. É preciso, realmente, muita atenção para evitar problemas e transtornos.

A admissão à Maçonaria depende do convite de alguém que já seja membro da Ordem Maçônica. Após o convite, com a sua aceitação, inicia um processo tradicional. Quando sua solicitação é acolhida favoravelmente pela Loja, após a realização de uma sindicância, o candidato é submetido a escrutínio secreto, ou seja, uma votação, com base nas conclusões sobre sua vida pregressa, sua conduta no lar, no mundo dos negócios, etc.

Nenhum homem, por melhor que seja, poderá ser recebido na Maçonaria sem o consentimento de todos os maçons de sua jurisdição. Se alguém fosse imposto à Maçonaria, poderia ali causar desarmonia, ou perturbar a liberdade dos demais, o que sempre deve ser evitado. Caso você não tenha recebido um convite, mas tenha interesse, pode demonstrar interesse em fazer parte da Ordem.

Você poderá ou não, a partir desta demonstração, ser convidado a participar da Maçonaria e sua admissão dependerá de todos os trâmites adequados e tradicionais.

Tire mais dúvidas sobre a Ordem, acessando nosso espaço de Perguntas Frequentes.