Blog

Maçonaria on-line? Fique atento

09/07/2021 09:53 por Maçonaria do Paraná
Maçonaria on-line? Fique atento

Existe Maçonaria on-line? Maçonaria on-line é regular? Posso aceitar o convite para ser iniciado numa Maçonaria on-line? Essas são algumas das dúvidas comuns entre buscadores de informações sobre a Ordem Maçônica. Pensando nesses questionamentos, a Maçonaria do Paraná preparou esse conteúdo especial de elucidação e conscientização.

A Maçonaria Regular está presente no ambiente digital, de forma institucional. Essa presença ocorre nas redes sociais e também em sites. Todos esses espaços estão bem caracterizados como sendo do Grande Oriente do Paraná, da Grande Loja do Paraná ou do Grande Oriente do Brasil – Paraná. São essas as três Instituições Maçônicas Regulares Paranaenses. Há ainda esse canal conjunto das Potências Regulares em que você está nesse momento.

A presença da Ordem Maçônica Regular, porém, é restrita ao aspecto de divulgação de informações e conscientizações. O fato, nesse sentido, de haver uma presença digital da Maçonaria Regular não a torna em uma Maçonaria On-line ou Digital. Isso porque sua atuação se dá de modo presencial, organizado e tradicional. O ambiente on-line é apenas um espaço ocupado para a comunicação e interação com a Sociedade.

Por isso, qualquer instituição que se apresente como Maçonaria On-line ou Digital, carece de vínculo com a Maçonaria Regular. Também é sem validade qualquer Iniciação que ocorra de forma remota, na internet. A Maçonaria Regular atua de forma tradicional. Inclusive, já fizemos um material sobre o motivo de a Iniciação na Maçonaria necessariamente ser presencial.

Se você for alvo de alguma abordagem de alguma pessoa, site ou rede social oferecendo a participação na Maçonaria, orientamos que desconfie e verifique a procedência desse convite. Busque informações e confirme a regularidade antes de avançar com a aceitação ou não. É muito importante reforçamos que a Maçonaria Regular do Paraná não atua ofertando oportunidade de iniciação ou convidando para se tornar membros com ações na internet! Então, o cuidado é realmente válido e importante.

Caso você tenha alguma dúvida ou precise checar alguma informação, pode nos acionar pelo campo de contato existente nesse site. A Maçonaria do Paraná está à disposição para auxiliar e evitar equívocos e enganos.