Blog

Maçonaria no Paraná: contribuições para a Sociedade

23/03/2021 08:20 por Maçonaria do Paraná
Maçonaria no Paraná: contribuições para a Sociedade

A Maçonaria do Paraná é formada pelo Grande Oriente do Brasil – Paraná (GOB-PR), Grande Loja do Paraná (GLP) e Grande Oriente do Paraná (GOP). Estas três instituições maçônicas possuem Lojas espalhadas por todas as regiões paranaenses e carregam em seus históricos muitas contribuições para a Sociedade.

Desde 1837, quando foi fundada a primeira Loja Maçônica no Paraná (na época ainda pertencente à Província de São Paulo), a Ordem Maçônica tem tido papel protagonista em diversas causas. A Loja Perseverança, por exemplo, foi a primeira instituição no Paraná a se empenhar na luta pela abolição da escravatura e pela libertação de escravos.

De lá para cá, são incontáveis as ações maçônicas de interação com bandeiras relevantes. A Maçonaria sempre se destacou pela participação de seus membros nas mais diversas frentes, defendendo os interesses coletivos. A Ordem também sempre levantou sua voz contra tudo aquilo que pudesse ameaçar a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade.

Em outros conteúdos, vamos tratar de exemplos específicos de trabalhos desenvolvidos por Maçons. Neste texto, nossa intenção é chamar a sua atenção para o valor da Maçonaria Paranaense. Recentemente, por exemplo, a Ordem Maçônica teve posicionamento firme e claro quanto à renovação das concessões das rodovias federais.

Em cada cidade em que a Maçonaria está, as interações com as causas da Sociedade refletem as necessidades e circunstâncias locais.

É um movimento contínuo e permanente de participação e contribuição social.

Continue acompanhando a Maçonaria do Paraná e descobrindo mais sobre a Ordem Maçônica Regular.