Blog

Maçonaria é religião ou seita? Entenda a Ordem

29/07/2021 14:46 por Maçonaria do Paraná
Maçonaria é religião ou seita? Entenda a Ordem

A Maçonaria é uma religião ou seita? Frequentemente, recebemos perguntas nesse sentido. A resposta é um categórico não. É muito importante esclarecer efetivamente o que é a Maçonaria Regular, qual o seu papel na Sociedade e como ocorre o seu funcionamento. Então, convidamos você a ler com atenção esse texto.

No Paraná, a Maçonaria Regular é formada pelo Grande Oriente do Brasil – Paraná, Grande Loja do Paraná e Grande Oriente do Paraná. São essas as Instituições Maçônicas presentes em todo o Estado. Essa presença maçônica remonta ainda ao ano de 1837 quando foi fundada a primeira Loja Maçônica em terras paranaenses.

Podemos dizer de forma direta que a Maçonaria é uma Instituição essencialmente filosófica, filantrópica e educativa. É uma sociedade que tem por objetivo unir os homens entre si. União recíproca, no sentido mais amplo e elevado do termo. E nesse seu esforço de união dos homens, admite em seu seio pessoas de todos os credos religiosos sem nenhuma distinção.

Portanto, afirmar que a Maçonaria é uma religião ou seita está distante da realidade. Inclusive, ao ser admitido em nossa Ordem, o Maçom mantém sua religião e/ou crença, afinal, conforme expusemos anteriormente, a Instituição abriga em seu seio homens de qualquer credo e, de forma alguma, se coloca como substituta ou complemento religioso.

Em relação ao papel da Maçonaria na Sociedade e sua atuação, disponibilizamos um conteúdo muito interessante que auxiliará no seu entendimento. Clique aqui.

Também convidamos você a ler e compreender melhor a convivência em uma Loja Maçônica. Clique aqui.

Temos certeza que após ler esses e outros conteúdos, você terá uma compreensão adequada da Maçonaria e de seu relevante papel histórico na construção de um mundo melhor.