Blog

Maçonaria e a regularidade: leia antes de preencher qualquer formulário

23/03/2021 08:22 por Maçonaria do Paraná
Maçonaria e a regularidade: leia antes de preencher qualquer formulário

A pessoa que pretende fazer parte da Maçonaria precisa ficar atenta para evitar equívocos. Existem inúmeras abordagens on-line focadas nos interessados pela Ordem, sendo que muitas delas podem induzir você ao erro. Por isso, torna-se essencial compreender o que é Regularidade Maçônica.

Este Conceito, adotado mundialmente, leva em considerações diversos aspectos. Quanto a sua origem, as Instituições Maçônicas (também conhecidas como potências) devem ser formadas por Lojas Maçônicas Regulares, ter sua área de jurisdição bem definida e não conflitante com outras Potências ou ter o compartilhamento de território concedido por estas. Também é necessário seguir, obrigatoriamente, princípios de natureza Legal, Moral e Ética.

As Instituições Maçônicas Regulares precisam pautar-se na crença em um Ser Supremo Criador, denominado Grande Arquiteto do Universo (que é Deus), e na existência de uma vida futura. Torna-se essencial também a obediência absoluta às antigas tradições, usos e costumes maçônicos, além da observância absoluta das Leis do país, adotando os princípios de Legalidade, Impessoalidade e Transparência.

No Paraná, são potências Maçônicas Regulares: Grande Oriente do Brasil – Paraná, Grande Loja do Paraná e Grande Oriente do Paraná. Além dos requisitos anteriormente citados, as três Instituições possuem reconhecimento internacional necessário, incluindo o da Grande Loja Unida da Inglaterra (Grande Loja Mãe do Mundo). Em nível nacional, são reconhecidas as Grandes Lojas, integrantes da Confederação Maçônica Simbólica do Brasil (CMSB), os Grandes Orientes Estaduais filiados à Confederação Maçônica do Brasil (COMAB) e o Grande Oriente do Brasil.

Nenhuma outra organização que se intitule como Maçonaria é reconhecida pela Regular Comunidade Maçônica Internacional.

Por isso, se você foi convidado a ser iniciado na Maçonaria precisa verificar se a pessoa que realizou o convite faz parte da Ordem Maçônica Regular (GOB-PR, GLP e GOP). Caso você tenha sido acionado em ambiente on-line, os cuidados devem ser ainda maiores.

Na dúvida, as três Potências Maçônicas Regulares Paranaenses estão à disposição para ajudá-lo a evitar equívocos que podem causar prejuízos financeiros e morais.