Blog

Maçom e Maçonaria: atuações e entendimentos

05/08/2021 13:33 por Maçonaria do Paraná
Maçom e Maçonaria: atuações e entendimentos

Entendimentos sobre a atuação do Maçom e a da Maçonaria, por vezes, acabam formando opiniões equivocadas. Por isso, preparamos esse conteúdo que tem o objetivo de reforçar que existe a atuação do Maçom enquanto indivíduo e a da Maçonaria enquanto Instituição. Pode parecer a mesma coisa, mas certamente há diferenças.

A Maçonaria quando se posiciona ou atua enquanto Instituição representa todos os seus membros. No caso do Paraná, as Potências Regulares, Grande Oriente do Brasil – Paraná, Grande Oriente do Paraná e Grande Loja do Paraná, ao atuarem institucionalmente, estão fazendo de forma representativa aos seus milhares de integrantes.

Já cada Maçom tem sua atuação individual, que é essencial e indispensável. Essa ação é a efetiva consolidação do Maçom enquanto transformador Social. Nesse sentido, se observarmos a História, veremos que os grandes feitos atribuídos à Maçonaria são, sobretudo, provenientes da ação individual do Maçom. Por isso, essa diferenciação se torna tão relevante.

As Potências Regulares do Paraná têm atuado de modo a incentivar, cada vez mais, o Maçom a atuar como transformador social, nas mais diversas esferas e também de variadas formas. Enquanto Instituições, Grande Oriente do Brasil – Paraná, Grande Loja do Paraná e Grande Oriente do Paraná possuem suas ações estratégicas, mas sempre muito conectadas com as ações individuais que se tornam coletivas.

Teremos outras oportunidades para tratarmos ainda mais desse tema.

É muito importante que os Maçons sigam construindo uma Sociedade Melhor. A maior contribuição da Maçonaria para a humanidade é justamente o Maçom, esse construtor de Liberdade, Igualdade e Fraternidade.