Blog

Iniciação Maçônica: 3 abordagens suspeitas que merecem sua atenção

23/12/2021 08:18 por Maçonaria do Paraná
Iniciação Maçônica: 3 abordagens suspeitas que merecem sua atenção

A Iniciação na Ordem Maçônica é um assunto sério e, por isso, separamos 3 abordagens suspeitas que merecem sua atenção. O objetivo é conscientizar você sobre como a Maçonaria Regular age, evitando que seja induzido a equívocos e enganos, sobretudo no ambiente digital. Então, pedimos que leia até o final esse conteúdo esclarecer sobre como ser membro da Maçonaria Regular.

Antes de apresentarmos efetivamente as 3 abordagens suspeitas que merecem sua atenção, destacamos um ponto básico que deve estar claro para você. No Paraná, a Maçonaria Regular é composta exclusivamente por três Instituições: Grande Oriente do Brasil – Paraná, Grande Oriente do Paraná e Grande Loja do Paraná. Dessa forma, apenas iniciações que ocorrem em Lojas vinculadas à essas três potências são regulares.

Com essa consideração feita, passamos agora para o objetivo desse conteúdo. Observe atentamente 3 abordagens suspeitas que merecem sua atenção. Se, em algum momento, você for abordado no ambiente on-line de alguma dessas formas, tome cuidado para evitar prejuízos morais e econômico.

1. Convite para iniciar por meio de grupos de WhatsApp e outros contextos digitais.

Se você for abordado por alguém, no ambiente on-line, e essa pessoa o convidar para ser iniciada na Maçonaria, suspeite. A internet não é utilizada pela Maçonaria Regular para convidar pessoas para serem admitidas na Instituição. O convite para iniciação é sério, possui diversas formalidades e protocolos, sendo realizado de forma transparente, respeitando algumas etapas e sempre tendo como base uma relação de confiança entre quem convida e quem está sendo convidado. Pessoas que aparecem na internet se dizendo da Maçonaria e oferecendo vagas para iniciações ou acesso à grupos de WhatsApp devem ser motivo de muita atenção. A Maçonaria Regular não age dessa forma, nem autoriza ninguém a agir assim.

2. Promessa de enriquecimento e acesso à Maçons da região em que você mora.

Toda promessa de enriquecimento deve ser vista com total desconfiança. A Maçonaria Regular não atua dessa forma, nem autoriza ninguém a agir assim. Além da seriedade do convite e de todos os protocolos, inexiste qualquer vínculo da admissão na Ordem com vantagens econômicas. Isso pode ser uma isca para te levar a um equívoco ou engano. Também destacamos que não oferecemos acesso à Maçons da região em que você mora como sendo uma moeda de troca para você pagar algo. Temos recebido relatos de atuações dessa maneira que geram prejuízos econômicos e financeiros. De forma direta, tenha a desconfiança como regra em casos assim e procure sempre verificar se a pessoa que está tratando contigo faz parte do GOB-PR, GLP ou GOP.

3. Pedido de pagamentos, doações e similares.

A Maçonaria Regular não atua na internet solicitando pagamentos, doações ou similares, com a promessa de iniciação maçônica. Evite fazer qualquer repasse de recursos nesse sentido, mesmo que esteja vinculado com a compra de algum item supostamente maçônico. É preciso muita atenção para que seu dinheiro não sofra desvio de finalidade e você acabe no prejuízo. Também destacamos que inexiste iniciação maçônica em hotéis e outros locais. Verifique sempre todas as informações, com bastante atenção e desconfiança. Além do prejuízo econômico, há um risco muito grande do prejuízo moral.

Esses três pontos merecem sua atenção e já vão lhe ajudar a ficar longe de enganadores. Se tiver qualquer dúvida ou precisar verificar qualquer informação, faça contato conosco. A Maçonaria Regular está pronta para dar esclarecimentos, conscientizar e evitar que você seja vítima de pessoas mal-intencionadas no ambiente digital.