Blog

É Maçom? A foto nem sempre é da pessoa que está por trás do dispositivo eletrônico

10/11/2021 08:00 por Maçonaria do Paraná
É Maçom? A foto nem sempre é da pessoa que está por trás do dispositivo eletrônico

Vamos imaginar que você tenha sido abordado no ambiente digital por alguém que se apresente como Maçom. Essa pessoa ostenta no WhatsApp, Facebook, Instagram (ou outra rede similar) uma chamativa foto de um homem trajando paramentos maçônicos (vestimenta). Será que isso é suficiente para garantir que a pessoa que fala com você é realmente um maçom regular, membro de uma Instituição regular? A resposta é não!

Temos acompanhado alguns casos em que pessoas mal-intencionadas se passam por Maçons reais. Como assim? Esses indivíduos copiam fotos disponíveis na internet, muitas vezes de personalidades maçônicas de outros países, e passam a utilizar para induzir aqueles que são alvo a acreditarem que estão tratando com um membro da Maçonaria Regular. Infelizmente, situações assim têm se tornado frequente.

A nossa orientação é para que qualquer abordagem digital seja alvo de dúvida e preocupação. Faça muitas pesquisas para verificar se o nome que a pessoa lhe apresentou existe, se corresponde à foto e, mais que isso, se tem um vínculo real estabelecido com as Potências Regulares (no caso do Paraná: GOB-PR, GOP e GLP). É importante, inclusive, fazer contato com as Instituições e confirmar se realmente do outro lado da tela (seja do celular ou do computador) é a pessoa que você está imaginando ser.

Essa ação defensiva e preventiva vai evitar prejuízos morais e econômicos para você que é interessado em ser um Maçom Regular.

Também lembramos que os nossos canais estão à disposição para esclarecimentos.

A Maçonaria Regular desenvolve um trabalho muito bonito de potencialização de lideranças e de atuação na Sociedade. Você pode, sim, ser parte disso. Mas cuidado, pois um equívoco pode transformar o seu sonho em um pesadelo.

Recentemente, mostramos um alerta sobre falsas iniciações maçônicas ocorrendo em hotéis.

Desconfie, investigue e se previna!

Estamos sempre prontos para auxiliar com orientações e evitar que você seja enganado.