Blog
Discurso dos Grão-Mestres: Sessão Maçônica da Independência do Brasil, em 2024
12/09/2024 09:12 por Maçonaria do ParanáA Bandeira do Brasil, símbolo de nossa Nação, está presente em todas as reuniões maçônicas. Ela assiste aos nossos trabalhos e testemunha, em todos os rincões onde há uma Loja de homens livres e de bons costumes, o compromisso inegociável de todos nós Maçons com a nossa Pátria. Esse símbolo augusto da nossa República presencia, diariamente, nas Salas e Templos Maçônicos, a prática dos sublimes ideais que são alicerces da Instituição Maçônica.
Essa nossa Bandeira, cujas cores e formas nos lembram a potência dessa nossa terra e desse nosso povo, deve ser honrada diariamente pelos Maçons, por meio de ações edificantes que permitam um Edifício Social justo e perfeito. Essa nossa Bandeira inserida sempre em nossas cerimônias está simbolicamente gravada no coração de todos nós Maçons, Obreiros da Paz, pulsando em nós a cidadania que tanto é necessária para nossa Nação.
Assim, destacando o compromisso da Maçonaria e dos Maçons com o nosso Brasil, representado pela Bandeira que assiste aos nossos trabalhos, iniciamos esse discurso dessa sessão especial de Independência. A Maçonaria do Paraná, aqui representada pelos seus três Grão-Mestres, entende que momentos como esse são fundamentais, muito acima de uma obrigação ou protocolo. Oportunidades magnas assim fazem com que revisitemos o passado, buscando inspirações, para no presente construir o futuro. Momentos como esse fazem com que canalizemos nossa atenção para a grande missão que temos em nossa Sociedade, sobretudo em tempos que parecem tão desafiadores e complexos.
Desde que a Maçonaria do Paraná iniciou esta exemplar iniciativa da Loja Especial da Independência, temos ocupado esse momento de fala apontando preocupações e conclamando o protagonismo cidadão para enfrentar os perigos que ameaçam nossa República. O cenário pouco mudou. Temos realmente passado por momentos delicados nos últimos anos. A sociedade está diferente, os costumes mudaram, os valores foram sendo relativizados e com isso brechas foram abertas para tentativas de degradação dos pilares verdadeiramente democráticos e republicanos.
Os inimigos do povo, como nós Maçons bem sabemos, são cínicos e ardilosos e contam com a omissão e a inoperância para avançarem com seus projetos. Narrativas são criadas, leis são interpretadas, mecanismos são ativados, numa engrenagem viciada pelo despotismo e autoritarismo, que, pouco a pouco, vai ganhando escala e penetração. Foi assim que nações inteiras foram subjugadas! Esse cenário muitas vezes assusta e paralisa.
As reflexões que fazemos olhando para o nosso Brasil em muitas ocasiões desmotivam e desmobilizam. Mas essa desmotivação e desmobilização não tem lugar no peito patriótico de um Maçom. Nós Construtores Sociais empunhamos nossas ferramentas todos os dias preparados para enfrentar os maiores desafios nesse imenso canteiro de obras que é o nosso país e recarregamos nossas forças no propósito que fez a Maçonaria, século após século, ser força-motor do progresso na humanidade.
Por isso, nossa mensagem hoje, é de reconhecer, uma vez mais, que os desafios continuam existindo e exigindo ação, e de motivar os Maçons a seguirem firmes com o compromisso sublime com a nossa sociedade. Precisamos agir com consciência e responsabilidade, pelos meios legais e viáveis, para que nosso País jamais abandone a Independência, tão sofridamente conquistada. É necessário que pensemos globalmente, mas ajamos localmente. É preciso que sejamos multiplicadores do senso crítico, articuladores da democracia e da liberdade. É mais que fundamental que em todos os contextos e oportunidades sejamos luz e esperança.
A Maçonaria, como celeiro de valores e de virtudes, tem uma grande responsabilidade sempre e, durante toda a sua história, tem dado provas de que é parte fundamental das transformações. Nossa Instituição jamais pode aceitar a omissão, mas também deve ficar longe de aventuras irresponsáveis ou de atitudes que, mesmo que minimamente, destoem dos compromissos constitucionais que todos nós cidadãos temos. É necessária uma ação estratégica, dentro dos mecanismos que dispomos, para alcançar os objetivos de mudança e para salvaguardarmos nossa liberdade. Entendemos que inexiste fórmula pronta, mas temos absoluta confiança na força que o povo maçônico tem. Usemos como bússola para nossas ações, os ensinamentos que recebemos e os compromissos que fizemos pela nossa Sociedade.
Nessa dinâmica de transformação e de enfrentamento dos desafios, julgamos oportuno finalizar lembrando que estamos no período eleitoral. Escolheremos, em breve, os prefeitos e vereadores para os próximos quatro anos e, desde aqui, deste pleito, devemos nos engajar em contribuir, lutando para que tenhamos representatividade e tenhamos mandatos comprometidos com a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade. É fundamental termos atenção com o Poder Executivo, mas também com o Legislativo. Façamos a nossa parte, escolhendo bem, mas também propagando conscientização ao nosso redor para que a Sociedade como um todo escolha bem. De nada adianta a indignação, sem o agir.
Finalizamos esse discurso conjunto, de mãos dadas e dizendo em uníssono que jamais abriremos mão de: Liberdade! Liberdade! Liberdade!
Assista no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=XbzjWC64CXU