Blog

Discurso dos Grão-Mestres da Maçonaria do Paraná na Loja União

24/03/2024 16:13 por Maçonaria do Paraná
Discurso dos Grão-Mestres da Maçonaria do Paraná na Loja União

Esta noite é, com certeza, mais um marco especial para a Maçonaria Regular do Paraná. Estarmos congregados neste histórico Templo, revivendo a história de nossa Ordem em solo Paranaense, tem um sentido muito grandioso. De forma inspiradora e exemplar para a Maçonaria Brasileira estamos materializando o sentimento de que temos todos a mesma origem e essência e que, compreender e valorizar a pureza da nossa História, é motivar um presente de corajosas batalhas conjuntas.

A união, meus Irmãos, Cunhadas, Sobrinhos e Sobrinhas, está muito acima de um CNPJ, de estatutos ou decretos. A união está nas intenções e ações que convergem, respeitando as separações administrativas e jurisdicionais, e as fortalecendo, inclusive, com o maduro entendimento de que as características organizacionais diversas permitem uma pluralidade que gera unidade. Isso é possível pela argamassa de fraternidade e concórdia, que sempre nos ligará, fraternidade essa que hoje se percebe cada vez mais presente e viva no Paraná.

Queremos chamar atenção para a grandeza da história da Maçonaria no Paraná. Imaginemos os desafios dos nossos antepassados quando em 1837 trouxeram as luzes maçônicas para o Paraná, ainda na época pertencente à Província de São Paulo. Ouvimos a palestra que trouxe detalhes desse processo e podemos concluir que os Maçons Pioneiros do Paraná carregavam dentro de si um propósito muito grande, que foi maior que qualquer obstáculo. Um exemplo especial para assimilarmos e aplicarmos em nossa realidade.

Também destacamos o quanto a Maçonaria tem sua história ligada com a história do desenvolvimento do Paraná. Hoje, pudemos perceber os inúmeros feitos deste período em Paranaguá. Fatos similares aconteceram em Antonina com a Loja Estrela de Antonina, e em todos os cantos de nosso Estado esta é uma regra: onde há uma Loja Maçônica, há uma forte participação na construção do desenvolvimento moral, social e econômico.

Os Maçons Paranaenses, desde a gênese, carregam essa característica de atuação, de real aplicação dos ensinamentos maçônicos na prática diária da cidadania.

Ao materializarmos a Loja Especial União, estamos criando a tradição de, anualmente, estarmos juntos cultuando essa memória de nosso surgimento e colocando nosso olhar absolutamente naquilo que é convergência absoluta. Temos certeza de que esse ambiente cada vez mais propício para nossa integração vai gerar ainda mais frutos, propagando por todo o Estado um sentimento absoluto de pertencimento coletivo, fazendo com que estejamos juntos nos esforços de construção do nosso Edifício Social, justo e perfeito.

Essa iniciativa se soma a outras que já estão consolidadas, como a Sessão Especial Conjunta da Independência do Brasil, realizada todos os anos e transmitida pelos canais oficiais.

Também com destaque ações institucionais como o Semeando Solidariedade e as concretas interações entre Lojas em projetos como o Festa do Soquete, a Paella Solidária, os Bailes do Maçom em diversas cidades… ações de solidariedade que tem sido um bálsamo efetivo para aliviar o sofrimento dos menos afortunados em todos os rincões do Paraná.

Esse mútuo fortalecimento tem se mostrado uma fórmula efetiva com muitos bons frutos para a Maçonaria em geral e para a Sociedade em particular.

É com muita satisfação que dizemos com toda energia que somos UMA FAMÍLIA.

Esse conceito de Família é realmente muito importante. Acreditamos que vivendo uma Maçonaria Familiar, em que haja espaços de participação das Cunhadas, dos Sobrinhos e Sobrinhas, teremos condições de ir cada vez mais longe. E hoje, compartilhando reflexões sobre nossa história, podemos compreender que se chegamos até aqui, foi graças aos Maçons diretamente, mas também e, sobretudo, às Cunhadas que, desde os primórdios, apresentam papel fundamental, e que agora usufruem e ampliam protagonismo merecido, juntamente com nossos jovens. 

Queremos destacar, iniciando este ano, que o ano de 2024 será repleto de oportunidades de fazermos o bem e termos pleno êxito em nossos objetivos maçônicos. Esta Sessão Especial, além deste resgate histórico importante, também serve como um início conjunto do ano e, por isso, destacamos a relevância de termos planejadas ações edificantes em todas as áreas. Ressaltamos, inclusive, o processo eleitoral nos Municípios, quando todos nós devemos interagir de modo muito responsável e ativo. Incentivamos, assim, ações conjuntas que possam dignificar os processos eleitorais, com a Maçonaria Regular do Paraná contribuindo.

Esta noite, como bem destacaram os Sereníssimos Grão-Mestres, entra para a história e significa mais um especial movimento de integração, com respeito as individualidades organizacionais de cada Potência. Que essa bela imagem, desse Templo histórico cheio, seja a fotografia mental que nos guie para cada vez mais ação. Que esses belos momentos sirvam como combustível para a pura vivência da Maçonaria. Honremos sempre nossa origem, nos motivemos no passado, mas tenhamos o senso do dever do presente na construção do futuro que queremos.

Juntos somos mais fortes!

Marco Antônio Corrêa de Sá

Grande Loja do Paraná

Cristian Flores

Grande Oriente do Paraná

Paulo Roberto Socher

Grande Oriente do Brasil – Paraná