Blog

A convivência em uma Loja Maçônica

01/07/2021 19:01 por Maçonaria do Paraná
A convivência em uma Loja Maçônica

A convivência em uma Loja Maçônica é um dos grandes benefícios que a iniciação na Maçonaria Regular permite. Quando você é admitido como um Maçom Regular, membro do Grande Oriente do Brasil – Paraná, Grande Oriente do Paraná ou Grande Loja do Paraná, uma nova fase se inicia na sua vida. São incontáveis as grandes alegrias que você passará a ter pela sua participação em nossa Sublime Instituição e uma delas é a possibilidade de conviver com os Irmãos e a Família Maçônica.

Focando especialmente na convivência na Loja Maçônica, podemos destacar o caráter fraterno presente em todos os momentos. Esse ambiente de harmonia, de união, de respeito é continuamente cultivado com a dedicação de todos os membros da Loja. É algo natural, sincero e que envolve a todos, mesmo aqueles que tenham iniciado há pouco tempo. Podemos dizer que, ao ser iniciado, o Maçom efetivamente passa a se sentir ligado a essa grande Família, de forma carinhosa e sincera.

No dia a dia da Loja existirão diversas atividades e tarefas, que envolvem o papel do Maçom no seu autoaperfeiçoamento e também na busca por construir uma Sociedade mais justa e mais perfeita. Cada passo dado, sempre estará de alguma forma conectado com os passos de outros Maçons. É uma caminhada em que cada um tem seu ritmo, mas todos seguem pelo mesmo caminho, com as mesmas intenções. E esse caminho permite uma convivência salutar, de troca de experiências, de aprendizado mútuo, de auxílio, de cuidado, de irmandade!

O fato é que por mais que quiséssemos expor em palavras o que significa a convivência em uma Loja Maçônica, faltariam formas de expressar com precisão. É algo que somente a vivência permitirá uma compreensão completa e adequada. Até porque cada um terá uma experiência diferente, com suas próprias percepções sobre a magia da convivência em uma Loja.

Se você quer saber mais sobre a rotina de um Maçom, pode clicar aqui e ver um conteúdo focado nessa abordagem.