Blog

Consulta pública sobre o modelo cívico-militar em 127 escolas do Paraná

25/11/2023 10:10 por Maçonaria do Paraná
Consulta pública sobre o modelo cívico-militar em 127 escolas do Paraná

A Construção Social passa pelo envolvimento com as causas da Sociedade, em todos os contextos e possibilidades, inclusive enquanto propagadores de informação e orientação.

Nesse sentindo, seguindo o compromisso conjunto de transformação social, as três Potências Maçônicas do Paraná vêm, por meio deste, conclamar a Família Maçônica a se engajar na consulta pública sobre o modelo cívico-militar em 127 escolas, listadas em edital próprio (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio).

A participação pode ser por meio de voto, caso haja inserção como pais de alunos de uma das escolas, ou propagando orientações sobre o tema para pessoas com condições de voto e que estão ao nosso redor.

Tal momento de escuta da comunidade escolar ocorrerá nos próximos dias 28 e 29 em diversas cidades e terá como objetivo decidir sobre a adesão ao referido modelo, abrangendo aproximadamente 80 mil alunos da rede estadual.

O Modelo dos Colégios Cívico-Militares é uma educação básica de qualidade, em um ambiente escolar adequado e que promova a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, com uma gestão de excelência dos processos educacionais, pedagógicos e administrativos com o fortalecimento de valores humanos e cívicos. Das 2.104 escolas no estado, 206 são cívico militares hoje.

O Grande Oriente do Paraná, a Grande Loja Maçônica do Estado do Paraná e o Grande Oriente do Brasil – Paraná, avaliando:

os indicadores dos resultados onde estas instituições apresentam frequência 3% acima da média das demais,

a existência de mais de 7000 estudantes na lista de espera em todo o estado,

uma média de crescimento do IDEB 3% maior, com índices de médias maiores e o de notas preocupantes bem menor que nas demais escolas estaduais,

o percentual de acertos na Prova Paraná que aumentou de 44,31% para 51,24% em um ano,

compreende ser uma proposta com princípios em amor à Pátria, propugnado pelo aperfeiçoamento das condições humanas, na moral, ética e isonomia de pensamentos, oportunizando o livre pensar e com a maior amplitude de conhecimentos para seu livre arbítrio.

A Maçonaria do Paraná se dirige, desta forma, a cada Oficina, sugerindo que haja a reflexão de atuação para que possamos auxiliar nesta transformação socioeducacional, deixando como modelo, além dos atuais estabelecimentos de ensino, este que em seu cerne tem o fortalecimento de valores humanos e cívicos.

Incentivamos que os Irmãos levem as informações sobre este modelo e a proposta que nos próximos dias servirá em consulta pública, para termos estes novos 127 estabelecimentos com diretrizes de ensino do modelo cívico-militar.

Em anexo, constam quais estabelecimentos e suas cidades para a votação de pais e alunos acima de 16 anos integrantes da comunidade do colégio. Para participar da consulta pública é preciso ser parte da comunidade escolar (como pais de aluno ou sendo estudante) do colégio em que está sendo verificada a possibilidade de adoção do modelo cívico-militar, bem como comparecer a instituição de ensino, nos dias 28 ou 29, das 08h às 22h, apresentando documento com foto.

CLIQUE AQUI PARA VER A LISTA DE ESCOLAS

A Maçonaria do Paraná está unida em interação com a Sociedade, comprometida com uma Educação Cidadã, ética e com princípios morais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

Cristian Flores

Grão-Mestre do GOP

Paulo Socher

Grão-Mestre do GOB-PR

Marco Antônio Corrêa de Sá

Grão-Mestre da GLP