Blog

Conheça a Ordem Estrela do Oriente, entidade paramaçônica fundada em 1850

13/12/2021 08:17 por Maçonaria do Paraná
Conheça a Ordem Estrela do Oriente, entidade paramaçônica fundada em 1850

A Ordem Estrela do Oriente, entidade paramaçônica fundada em 1850, é o assunto que vamos tratar nesse conteúdo. O objetivo é apresentarmos para você mais uma entidade paramaçônica, permitindo que conheça a amplitude da Maçonaria. Nossa Instituição é efetivamente uma grande Família.

Fundada por Roberto Morris, Mestre Maçom e Grão-Mestre do Estado de Kentuchy (EUA), a entidade é considerada uma sólida instituição ligada à Maçonaria. Atualmente são mais de 1.200.000 membros ativos em todo o mundo.

No Brasil, a entidade está presente desde 1997, quando chegou ao Rio de Janeiro. Hoje está presente em muitos estados brasileiros, sendo que no Estado de São Paulo, conta com um Grande Capítulo, fundado no dia 02 de agosto de 2003, o primeiro na América Latina e ainda único no país.  Possui uma coordenação global sediada no Grande Capítulo Geral, em Washington (EUA).

A entidade paramaçônica tem a finalidade de congregar a família maçônica, sob o manto dos ensinamentos seculares de solidariedade, amor ao próximo, liberdade de expressão, liderança moral e intelectual e crença na existência de um Ente Supremo.

Fazem parte da Ordem Estrela do Oriente homens e mulheres de bons princípios e valores espirituais, não sendo, contudo, uma religião nem uma sociedade feminista e muito menos uma “maçonaria feminina ou mista”. O propósito é ressaltar qualidades morais e espirituais; edificar o caráter, educar, fazer caridade e servir o próximo. Vale destacar que suas reuniões são realizadas em templos maçônicos ou em salas capitulares.

Em 2013, iniciou-se no Grande Capítulo de São Paulo, um projeto de construção de um centro de apoio a pacientes com câncer na cidade de Barretos, cujo hospital é uma referência internacional no tratamento dessa doença.

Atualmente, após um trabalho incessante dos membros da Ordem em todo o país, ajuda de amigos e simpatizantes, inúmeras campanhas e eventos, o empreendimento é uma realidade: um edifício com três pavimentos, 24 apartamentos, área de lazer e convivência e demais comodidades para atender o melhor possível quem ali se hospeda. Passou a ser uma fundação, denominada “Fundação Casa das Estrelas”, voltada para os membros da organização, seus parentes e outros, havendo possibilidade e disponibilidade.

Mas, afinal, quem pode fazer parte? Para ser membro da Estrela do Oriente, no caso do gênero masculino, deve ser Mestre Maçom regular e, no caso das mulheres, é preciso que possua parentesco com um Mestre Maçom regular e que tenha idade superior a 18 anos completos. No Paraná, a Ordem conta com o Capítulo Estrela Mística nº40.

Texto com informações de https://www.capitulocruzeirodosul.org.br/

Foto: Capítulo Cruzeiro do Sul n. 32 de Porto Alegre/RS.