Blog

Cargos em Loja: o que são e para que servem

19/04/2021 13:57 por Maçonaria do Paraná
Cargos em Loja: o que são e para que servem

Cargos em Loja Maçônica: é muito comum a curiosidade sobre o assunto. Há, nesse sentido, muitos mitos e fantasias criados ao longo do tempo. O objetivo desse conteúdo é proporcionar informações confiáveis sobre o tema e permitir que você, buscador de informações, entenda um pouco mais sobre a nossa Instituição.

A Maçonaria tem sua origem no período operativo, quando os maçons eram efetivamente pedreiros que trabalhavam em construções. Por isso, grande parte dos nossos símbolos e ensinamentos fazem conexão com aspectos particulares do ambiente do construtor. Essa formatação diferencia a nossa Instituição de tantas outras e permite um aprendizado mais duradouro e efetivo dos ensinamentos maçônicos.

Desde que passou a admitir em seu seio pessoas de todas as profissões, a Maçonaria passou por adequações e pode ter sua estrutura dividida em duas frentes: simbólica, que tem o objetivo de ensinar algo e tem um aspecto mais representativo/ilustrativo, e administrativa, conectada com a formatação básica de qualquer associação e as necessidades de gerenciamento e organização.

Os aspectos simbólicos são restritos aos seus membros, pois fazem parte da tradição maçônica. O iniciado passa a compreender todos os ensinamentos e a aplicá-los em sua vida e na transformação da Sociedade. Nesse sentido, trata-se de aspectos que dizem respeito apenas aos membros, até pela necessidade de um contexto que só quem foi iniciado tem.

Já a questão administrativa carrega um pouco de simbolismo nos nomes, mas basicamente tem a utilidade de administrar o funcionamento da associação, seja em nível federal, estadual ou local. Então, na estrutura maçônica temos cargos nas diversas esferas e essas funções são desenvolvidas de forma voluntária para o bom desempenho da organização em todas as suas necessidades e objetivos.

Esse conteúdo focará especificamente nos cargos locais, que são encontrados nas Lojas Maçônicas. Existem funções com aspecto mais ritualístico e simbólico. Ou seja, são cargos que fazem sentido para a transmissão dos ensinamentos e que se distanciam de aspectos práticos da administração. Por outro lado, há funções que são exercidas por uma diretoria, composta por cargos que carregam obrigações específicas para com o gerenciamento da Loja Maçônica.

O cargo de Venerável Mestre, por exemplo, corresponde ao de presidente. O Maçom que ocupa essa função tem responsabilidades simbólicas (ligadas aos ensinamentos), mas, sobretudo, obrigações administrativas como o presidente de qualquer associação. Da mesma forma, os Vigilantes correspondem aos cargos de 1º e 2º vice-presidentes e possuem suas atribuições de gerenciamento e de simbolismo.

As Lojas Maçônicas também possuem o cargo de Secretário, que é justamente aquela pessoa que cuidará da Secretaria e de toda a burocracia envolvida nisso, e de Tesoureiro, cuja apresentação se torna dispensável. Esses Maçons que são escolhidos para essas funções, por determinado período, possuem grande responsabilidade e conseguem, com os cargos em Loja, aprenderem muito e somarem em suas vidas lições valiosas.

Então, toda vez que você, buscador, encontrar alguma informação sobre cargo em Loja Maçônica, retire toda fantasia envolvida. Pense que a Loja é efetivamente uma associação, com particularidades simbólicas conectadas com a origem da Maçonaria, mas não deixa de ser uma associação. Esse é um dos grandes diferenciais de nossa Instituição: a existência de um modelo próprio e único de ensinar e de agir em prol da Sociedade. Na Maçonaria do Paraná, as Instituições atuam de forma extremamente estratégica para o bem comum da população e cada Maçom, independente de cargo, tem um papel fundamental nesse processo para uma Sociedade melhor.