Blog

APJ: Conheça a Instituição Juvenil que congrega meninos e meninas

18/11/2021 09:52 por Maçonaria do Paraná
APJ: Conheça a Instituição Juvenil que congrega meninos e meninas

A Ação Paramaçônica Juvenil (APJ) é uma entidade gratuita, ligada ao Grande Oriente do Brasil. É uma doação da Família Maçônica incondicional aos jovens de bons costumes. Diferente das demais paramaçônicas é uma iniciativa exclusivamente brasileira e aceita jovens de ambos os sexos.

A entidade visa integrar jovens entre 07 e 21 anos, para que possam atuar positivamente dentro da “Ação”: somando-a e formando-se. Como é conhecida pelos jovens e adultos envolvidos em suas atividades é uma proposta para criar uma reserva moral para o Brasil, sendo instituída para complementar a educação dos jovens, cultural, artística e profissionalmente, em paralelo aos ensinamentos recebidos na escola e no lar.

Os jovens que se agremiam aos Núcleos da APJ possuem o comum objetivo de melhorar as suas atitudes e os seus comportamentos ante à Sociedade, e, ainda, de melhorar os da própria Sociedade, promovendo à propagação do bem ao próximo.

Os membros, ao conquistarem atitudes e comportamentos adequados, descobrem o senso do dever e os caminhos de influenciar os destinos da nação, sob o ideal de que “o bem geral” tem precedência sobre o bem particular, formando adultos polidos e ilustrados.

Dentre os princípios norteadores da APJ encontram-se o estudo das personalidades históricas brasileiras, o conhecimento sociopolítico do país, noções de cidadania, patriotismo, fidelidade, ética, além do desenvolvimento de talentos adicionais ao esporte, artes, literatura e liderança.

Conheça também a Ordem DeMolay.

Conheça também a Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas.