Blog

A idade para ser um Maçom: compreenda requisito

30/09/2021 14:15 por Maçonaria do Paraná
A idade para ser um Maçom: compreenda requisito

A idade para ser um Maçom é uma dúvida frequente entre pessoas interessadas em fazerem parte de nossa Instituição. Esse é um dos requisitos que precisam ser observados para que possa ser viável a admissão de um novo membro em uma Loja Maçônica regular, vinculada ao Grande Oriente do Brasil – Paraná, Grande Loja do Paraná ou Grande Oriente do Paraná.

Para ser admitido na Ordem é necessário ser do sexo masculino, tendo no mínimo entre 18 e 21 anos (a depender da potência). Se você se encaixa nessa faixa etária, preenche um dos requisitos necessários para uma eventual iniciação em nosso quadro de membros. Há, porém, outros aspectos a serem observados.

A admissão à Maçonaria depende do convite de alguém que já seja membro da Ordem Maçônica. Após o convite, com a sua aceitação, inicia um processo tradicional. Quando sua solicitação é acolhida favoravelmente pela Loja, após a realização de uma sindicância, o candidato é submetido a escrutínio secreto, ou seja, uma votação, com base nas conclusões sobre sua vida pregressa, sua conduta no lar, no mundo dos negócios, etc.

Nenhum homem, por melhor que seja, poderá ser recebido na Maçonaria sem o consentimento de todos os maçons de sua jurisdição. Se alguém fosse imposto à Maçonaria, poderia ali causar desarmonia, ou perturbar a liberdade dos demais, o que sempre deve ser evitado. Caso você não tenha recebido um convite, mas tenha interesse, pode demonstrar interesse em fazer parte da Ordem.

Você poderá ou não, a partir desta demonstração, ser convidado a participar da Maçonaria e sua admissão dependerá de todos os trâmites adequados e tradicionais.