Blog

3 verdades sobre a Maçonaria que vão te surpreender

10/06/2021 09:56 por Maçonaria do Paraná
3 verdades sobre a Maçonaria que vão te surpreender

A Maçonaria possui tradições seculares e uma cultura própria muito especial. São muitos diferenciais que poderíamos citar em relação a Ordem Maçônica, mas separamos 3 verdades que vão te surpreender. Convidamos você a uma leitura atenta ao conteúdo que preparamos.

1. É uma Família

Essa é uma verdade que surpreende muitos e que temos muito orgulho. Somos efetivamente uma grande Família, formada por homens e mulheres de todas as idades, raças e credos. Esse sentimento de pertencimento familiar é muito forte na Maçonaria e só quem realmente faz parte da nossa Instituição consegue ter uma ideia exata do quanto isso é significativo.

2. Tem cerimônias belíssimas

As cerimônias maçônicas são inesquecíveis. Nossa Ordem possui rituais que são diferenciais e carregam muita cultura e conhecimento. Todos os nossos cerimoniais possuem, portanto, uma profundidade muito grande e ficam marcados para sempre na memória de todos que são admitidos. Além das reuniões que envolvem apenas membros, ocorre frequentemente cerimonial com toda a Família e visitantes. Há ainda as cerimônias das entidades juvenis, que também são lindas e especiais.

3. Está presente no Paraná desde 1837

Em 23 de Março de 1837, foi fundada, em Paranaguá, a Loja União Paranaguense, sendo a primeira Oficina Maçônica em solo paranaense. As outras duas pioneiras foram: Loja Fraternidade Coritibana, fundada em Curitiba, em 01 de abril de 1845 e Loja Conciliação Morreteana, fundada em 15 de junho de 1847.  Em 1851 foi fundada a Loja Philantrophia Guarapuavana, em Guarapuava, Oficina Maçônica que já completou seu sesquicentenário e constitui-se na única Loja com esta idade funcionando normalmente na atualidade.

A Maçonaria Regular está presente em todo o Estado, desenvolvendo relevante papel na transformação da Sociedade. Você pode saber mais sobre isso, clicando aqui e vendo esse conteúdo especial. Esse material também possui verdades importantes sobre a Maçonaria do Paraná.