Blog

3 cuidados necessários ao ser convidado para a Maçonaria

24/06/2021 11:27 por Maçonaria do Paraná
3 cuidados necessários ao ser convidado para a Maçonaria

Se você foi convidado para a Maçonaria, precisa estar atento a alguns cuidados importantes. Esse zelo é para evitar que você possa se equivocar ou enganar, tendo prejuízos e problemas no futuro. Separamos 3 cuidados necessários que sugerimos para toda pessoa que foi convidada para se tornar Maçom.

Essas orientações são das três Potências Regulares que formam a Maçonaria do Paraná!

1. Verifique se a Loja para o qual foi convidado é regular

Ao ser convidado para ser Maçom é muito importante uma conversa aberta com quem fez o convite. Procure tirar todas as suas dúvidas para tomar a decisão de forma lúcida e madura. Entre os pontos a serem verificados está a regularidade da Loja para o qual você está sendo convidado. Peça para quem fez o convite que informe o nome da Loja e, então, faça uma verificação da existência dela no Grande Oriente do Brasil – Paraná, Grande Loja do Paraná e/ou Grande Oriente do Paraná. Essa checagem pode ser feita pelos sites das Potências e, havendo dificuldade, interaja com a gente pelo campo de contato desse canal conjunto de comunicação. Caso você tenha sido convidado de forma digital ou on-line, a atenção deve ser redobrada para evitar equívocos ou enganos. A Maçonaria Regular não atua dessa forma, com convites ou chamarizes para Iniciação no ambiente digital.

2. Certifique se a pessoa que o convidou também está regular

Além de verificar a regularidade da Loja, torna-se muito importante confirmar se a pessoa que o convidou também está regular. Isso evita que alguém informe um nome de uma Loja Regular apenas com a intenção de enganar. Essa verificação pode ser realizada solicitando algum documento válido atualizado da regularidade maçônica de quem convida. É importante que haja, nesse documento, a confirmação do vínculo da pessoa com a Loja que foi informada como sendo membro. Se restar dúvida, interaja conosco pelo campo de contato desse canal conjunto de comunicação e procuraremos lhe auxiliar.

3. Evite pagamento de valores em ambiente on-line/virtual

Esse é um cuidado muito importante. Evite realizar pagamento de valores em ambiente on-line e/ou digital. A Maçonaria Regular não atua dessa forma. É essencial a atenção com as questões financeiras, pois isso vai diminuir os riscos de você ser enganado ou cometer um equívoco. Na dúvida, pode interagir conosco pelo campo de contato desse canal conjunto de comunicação. A Maçonaria do Paraná está à disposição para orientar você.

Seguindo esses 3 cuidados ao ser convidado para a Maçonaria, você estará diminuindo as chances de ter problemas ou prejuízos. Tenha essas preocupações e garanta que estará sendo efetivamente iniciado na Maçonaria Regular!