Blog

3 costumes curiosos de quem é membro da Maçonaria

23/03/2021 08:19 por Maçonaria do Paraná
3 costumes curiosos de quem é membro da Maçonaria

A Maçonaria é uma Instituição que valoriza seus costumes e cultura. Secular, a Ordem Maçônica carrega muitas particularidades que a diferenciam de outras associações. São aspectos que foram passando de geração para geração desde a Idade Média, quando um maçom era efetivamente um pedreiro que atuava na construção de Catedrais.

O Grande Oriente do Brasil – Paraná, a Grande Loja do Paraná e o Grande Oriente do Paraná, como Instituições Maçônicas regulares, carregam todo o arcabouço de tradições, transmitindo para seus membros esses conhecimentos e aspectos culturais. Separamos 3 costumes que podem ser considerados curiosos por aqueles que não fazem parte da Maçonaria.

1) Maçons usam aventais e outras vestimentas particulares

A foto abaixo é de uma cerimônia pública da Maçonaria. Você com certeza teve sua atenção direcionada para as vestimentas das pessoas que estão participando do cerimonial. A forma de se vestir é um costume curioso da Ordem Maçônica.

No Brasil, existe a tradição de os maçons utilizarem sapatos pretos, meias pretas, terno preto, camisa branca e gravata preta, branca ou bordô. Além disso, compõem o vestuário tradicional os aventais maçônicos, cuja origem é do período medieval, quando os maçons eram pedreiros e precisavam desta proteção para o trabalho nas construções.

O avental muda conforme o Grau (nível) do Maçom e também de acordo com o cargo que ele ocupa. Existe também algumas pequenas diferenças entre as três Instituições Regulares (GOB-PR, GLP e GOP), mas sem afetar o significado e o costume efetivamente.

2) Um Maçom chama o outro de Irmão

Este é um costume bastante curioso e traduz a profundidade da união existente na Maçonaria. É realmente como se todos fizessem parte da mesma Família. Sendo assim, os Maçons se chamam de Irmãos. As mulheres são chamadas de Cunhadas e os filhos de Sobrinhos e Sobrinhas.

Trata-se de uma forma de tratamento, mas, sobretudo, de uma demonstração real e efetiva do quanto a Maçonaria é relevante no contexto familiar.

3) Respeito à hierarquia em todos os contextos

O respeito à hierarquia é bastante presente entre os Maçons, como forma de disciplina e organização efetivamente. Não existe um apego aos cargos, mas uma consideração especial aos que ocupam posições avançadas dentro da estrutura da Ordem. Esse respeito é presente dentro da Maçonaria e em qualquer ambiente ou contexto em que haja Maçons.

Você conhecia estas curiosidades da Maçonaria?

Continue acompanhando nosso Blog e receba sempre informações relevantes sobre a Maçonaria Regular do Paraná.