Blog

Manifesto conjunto da Maçonaria do Paraná sobre liberação de drogas e descriminalização do aborto

06/10/2023 14:18 por Maçonaria do Paraná

A Maçonaria do Paraná, composta pela Grande Loja Maçônica do Estado do Paraná, pelo Grande Oriente do Brasil – Paraná e pelo Grande Oriente do Paraná, por meio de seus representantes, vêm por meio deste externar a sua profunda preocupação quanto aos efeitos causados pela eventual liberação de drogas e, por outro lado, por sua convicção quanto às ações voltadas à preservação da Vida e, por consequência, contra movimentos e ações que resultem na descriminalização do aborto, além dos casos atualmente atualmente previstas no Código Penal.

A Instituição Maçônica tem um posicionamento histórico contrário aos dois temas, por seus princípios que claramente defendem a Vida como algo inegociável. É inadmissível que tais assuntos sejam tratados sem considerar os princípios previstos em nossa Carta Magna, mormente de forma deturpada na tentativa de criar uma narrativa que justifique o injustificável, inclusive de forma contrária à nossa Carta Magna.

No caso da liberação de drogas, vale destacar que a Ordem Maçônica foi em muitos momentos, condutora de ações de conscientização antidrogas e incentivadora de políticas públicas de combate aos entorpecentes. Esta é uma bandeira frequente entre nós.

Temos clareza dos danos gerados pela drogadição, no seio familiar e social, compreendendo que tais situações se agravam num País como o nosso em que há tantas deficiências nos mais diversos espectros da formação estatal.

Compreendemos que manter as drogas, independente da quantidade, longe dos lares e das vidas é fundamental, sendo fundamental também o combate enérgico ao tráfico e toda a rede criminosa envolvida, bem como o suporte àqueles que estão dependentes.

Da mesma forma, no caso do aborto, entendemos que discriminalizar é uma atrocidade inadmissível para uma Nação cujas bases sempre tiveram a valorização e a defesa da vida. Nossa bandeira não pode ser manchada com o vermelho do sangue por aqueles que objetivam destruir os pilares de valores que norteiam nosso povo. Compreendemos que é preciso manter o que está previsto em lei atualmente.

Este posicionamento pretende destacar que a Maçonaria do Paraná, dentro de sua jurisdição, será sempre defensora de um País livre de drogas, sabendo dos desafios para tanto, mas conclamando os órgãos públicos a agirem e a sociedade civil organizada a ser uma aliada nessa luta, da mesma forma em que defenderá sempre a vida.

Paulo Roberto Socher

Grão-Mestre do GOB-PR

Marco Antônio Corrêa de Sá

Grão-Mestre da GLP

Cristian Flores

Grão-Mestre do GOP